Notícias

Portal do Utente já recebeu mais de 5 mil registos

23 Junho, 2012

Os portugueses estão a aderir aos novos serviços do SNS disponíveis na internet. O Portal do Utente, disponível online desde 31 de maio, e depois da primeira divulgação a 6 junho, recebeu mais de 5 mil novos utilizadores em pouco mais de 10 dias.

O novo portal, integrado no projeto PDS – Plataforma de Dados da Saúde, desenvolvido pela CIC – Comissão para Informatização Clínica e pela SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE, permite registos de saúde feitos pelo utente e recurso a serviços online já existentes e a disponibilizar, como marcação de consultas (eAgenda) ou confirmação de cirurgias (SIGIC). A PDS – Plataforma de Dados da Saúde é uma ferramenta web, desenvolvida pela CIC e pela SPMS, que disponibiliza um sistema central de registo e partilha de informação clínica de acordo com os requisitos da Comissão Nacional de Proteção de Dados.

A plataforma permite o acesso a informação dos utentes registados, que o autorizem, aos profissionais de saúde em diversos pontos do SNS (hospitais, urgências, cuidados primários) sem os deslocar do local seguro onde agora estão guardados. Por exemplo, a PDS permitirá a um médico ou enfermeiro do hospital aceder a alguns dados do Centro de Saúde sem os poder modificar ou danificar. O seu acesso é restrito e auditado, sendo que cada vez que um profissional vê os seus dados, esse facto fique registado num histórico de acessos. Ao permitir a partilha de informação, o SNS pode tornar mais rápido o atendimento de um doente e mais segura a forma dos profissionais de saúde o conhecerem e chegarem a um diagnóstico/terapêutica.

O primeiro portal ligado à PDS a ser disponibilizado ao público foi o Portal do Utente, que contém uma área reservada à inserção dos seus dados. No menu “As minhas notas” o utilizador poderá inserir contactos de emergência, dados de saúde, hábitos, medicação, alergias, doenças, autorizações/auditorias ou contactar o seu Centro de Saúde/USF.

A partilha de informação através da PDS (que irá incluir no futuro o Portal do Profissional, o Portal Institucional e o Portal Internacional) pode ser gerida e controlada pelo próprio utente através do acesso via Portal do Utente.

A informação clínica de cada utente estará progressivamente acessível em todo o país, excepto se o utente não o desejar. Por exemplo, um utilizador registado num centro de saúde de Lisboa, mas de férias em Aveiro, poderá recorrer aos serviços do hospital local, sendo possível à instituição consultar dados de outra instituição como o historial clínico, alergias ou consultas, facilitando um diagnóstico e respetiva terapêutica em caso de doença.

Ainda no âmbito da PDS, prevê-se que seja lançado no final de junho o Portal do Profissional, serviço que irá permitir a intercomunicação entre os sistemas de informação de cada uma das instituições de saúde, para viabilizar a agregação e visualização da informação de saúde do utente, quando e onde for necessária.  

Temas

| |

logo_SPMS_2012

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.