Notícias

Primeiro Catálogo Português de Alergias e Reações Adversas já disponível

18 Julho, 2012

A Direção Geral de Saúde (DGS) emitiu, no início do mês de julho, uma norma que obriga os médicos e enfermeiros a registar as alergias ou reações adversas observadas durante o internamento, consulta, emergência ou noutro episódio de prestação de cuidados de saúde. Este registo deve obedecer à tipologia definida pelo Catálogo Português de Alergias e Reações Adversas (CPARA) também divulgado no início do mês.

A DGS estipula ainda que os profissionais do SNS registem todas as alergias e reações observadas em episódios anteriores e indica às instituições de saúde que deverão “dotar-se de aplicações informáticas que permitam a rastreabilidade do autor da informação, data e hora de registo”.

Estas aplicações devem ser adaptadas à parametrização definida no CPARA no prazo máximo de 6 meses depois da publicação da norma da DGS emitida a 4 de julho. Caberá à DGS e à SPMS atualizar o CPARA todos os anos.

A DGS considera que as doenças de índole alérgica são “cada vez mais frequentes e graves, podendo implicar risco de vida”. A elaboração do primeiro CPARA surge da necessidade em normalizar em termos semânticos os conceitos e registos ligados a alergias e reações adversas, de forma a criar uma linguagem comum a todos profissionais de saúde e aos sistemas de informação utilizados no sector da saúde.

O CPARA foi elaborado pela CIC – Comissão para a Informatização Clínica em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica e inclui os contributos da First Solutions e da FMUP – Faculdade Medicina da Universidade do Porto. 

Norma da DGS sobre registo de alergias

Catálogo Português de Alergias e Reações Adversas (CPARA) 

Espirro

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.