Notícias

Portal do Utente com nova imagem e mais funcionalidades

8 Maio, 2013

O portal destinado ao beneficiário do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Portal do Utente, está agora mais amigo do utilizador, com nova imagem e arranjo gráfico que permite intuir melhor a sua utilização.

O portal também apresenta novas funcionalidades destinadas ao público em geral, como o Dicionário do Utente, que define em linguagem popular os termos técnicos usados em situações clínicas, doenças, exames, tratamentos ou outros temas ligados à saúde e ao bem-estar. Esta função foi desenvolvida com a colaboração dos estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

  O portal, integrado no projeto da PDS – Plataforma de Dados da Saúde, apresenta-se com duas áreas de acesso:

  • Serviços informativos, para o público em geral;
  • Serviços eletrónicos, disponíveis através da área “A minha saúde”, com acesso autenticado através de Cartão de Cidadão e Código PIN ou número de utente do SNS e senha.

A área “A minha saúde”, que na versão anterior era denominada de “As minhas notas” permite ao utente desempenhar um papel ativo na monitorização dos seus dados, já que possibilita a introdução de diferente informação útil para que o atendimento no SNS seja mais eficaz.   Através desta área o utente pode:

  • Registar os seus contatos de emergência (opção “Os meus dados”);
  • Inserir informação sobre hábitos, medicação, alergias e doenças (opção “Os meus registos”);
  • Registar as medições de peso, altura, glicemia, tensão arterial, colesterol, triglicéridos, saturação do oxigénio e de tempo de coagulação do sangue (opção “As minhas medições”);
  • Fazer o carregamento de documentos de saúde, como análises clínicas ou relatórios médicos (opção “Documentos”).  

O Portal do Utente continua a permitir a partilha de dados de saúde com os profissionais do SNS, mediante autorização prévia do utente. A partir do momento da autorização, o médico ou enfermeiro de um serviço do SNS pode consultar os seus dados de saúde, sem os poder modificar ou eliminar, conseguindo chegar com maior eficácia e rapidez a um diagnóstico/terapêutica. O utilizador poderá controlar os acessos aos seus dados, através da consulta do histórico de acessos que encontra na opção “Os meus dados”.  

O Portal do Utente mantém a possibilidade de contacto com o centro de saúde onde o utilizador está inscrito, o agendamento de consultas (eAgenda), pedido de prescrição de medicação crónica ou a consulta do tempo de espera para uma intervenção cirúrgica.  

Disponível online desde de 31 de maio de 2012, o Portal do Utente já acolhe perto de 750 mil utentes registados, sendo a área da ARS de Lisboa e Vale do Tejo a mais representativa com 308 mil utilizadores.

Imagem da homepage do Portal do Utente

SPMS promove Registo de Saúde Eletrónico – Área do Cidadão

1 Outubro, 2019

A Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS, E.P.E) promoveu durante o dia de hoje, 1 de outubro, nas suas instalações em Lisboa, uma ação de divulgação do Registo de Saúde Eletrónico (RSE) da Área do Cidadão do Portal SNS, com o objetivo de dar a conhecer as vantagens da plataforma e apelar ao registo dos cidadãos.

Ação Área do Cidadão

Área do Cidadão acompanha regresso às aulas

11 Setembro, 2019

No regresso às aulas, a Área do Cidadão pode ser uma mais-valia para os encarregados de educação. O boletim de vacinas eletrónico, por exemplo, pode ser descarregado e enviado para a escola, por e-mail, se for necessário prestar algum esclarecimento sobre a vacinação dos filhos.

Área do Cidadão em destaque nas comemorações da cidade de Pombal

22 Junho, 2019

A SPMS marcou presença nas comemorações dos 28 anos da elevação de Pombal a cidade, no dia 21 de junho, através de uma ação de divulgação sobre a Área do Cidadão do Portal SNS e da MySNS Carteira eletrónica da Saúde. A iniciativa decorreu no Teatro-Cine de Pombal.

roll up área do cidadão
Voltar
Voltar para o topo.