Acordo de concertação estratégica entre SPMS e Centro Hospitalar Lisboa Norte otimiza alojamento Sistemas de Informação da Saúde

18 Junho, 2013

A SPMS- Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE e o Centro Hospitalar Lisboa Norte, EPE assinaram na última sexta-feira, dia 14 de junho, um Protocolo de Cooperação Estratégica com vista à otimização do alojamento dos sistemas de informação da saúde.

No âmbito deste acordo de concertação, o Centro Hospitalar de Lisboa Norte, EPE (CHLN – Hospital de Santa Maria) disponibiliza espaço no seu datacenter para a alocação das infraestruturas de tecnologias de informação críticas geridas pela SPMS.

Numa primeira fase, será implementada uma solução de disaster recovery referente à desmaterialização da prescrição eletrónica e será instalado o Registo Nacional de Utentes (RNU). O polo tecnológico do Hospital de Santa Maria possui todos os requisitos que garantem a segurança e confidencialidade de dados, ficando a SPMS com o necessário controlo técnico no acondicionamento dos sistemas de informação, indispensável ao regular funcionamento dos mesmos.

No documento do Protocolo é realçada a importância deste acordo, como um “instrumento fundamental para o crescimento, consolidação e melhoria da resiliência das infraestruturas da SPMS, envolvendo o CHLN, como instituição de referência, na prossecução do objetivo de reutilização sustentada da capacidade existente nas entidades do Ministério da Saúde, e no plano da integração e preparação para suporte de novas tecnologias”.

No âmbito das suas competências quanto ao domínio dos sistemas e tecnologias de informação e comunicação na área da saúde, a SPMS prestará serviços de consultoria técnica e operacional aos sistemas de informação do CHLN e assegurará o envolvimento da instituição em projetos-piloto com dimensão nacional, como a plataforma SONHO v2 ou a Plataforma Regional do Transporte de Doentes Não Urgentes.

Logótipo do Centro Hospitalar de Lisboa Norte

SPMS torna renovação da medicação para doenças crónicas mais ágil

25 Outubro, 2023

A partir desta quarta-feira, dia 25 de outubro, já é possível a renovação de medicação para doenças crónicas nas farmácias. Este é um novo serviço que permite aos utentes com doenças crónicas ou que necessitem de tratamentos de longa duração, após avaliação médica, deixarem de precisar de renovar as receitas no centro de saúde, durante […]