Notícias

Plataforma de Dados de Saúde apresentada na ARS Norte

2 Agosto, 2013

A SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE realizou, no passado dia 31 de julho, no Porto, uma sessão de formação sobre os portais que compõem a Plataforma de Dados da Saúde (PDS).

Esta ação, realizada a convite da ARS Norte, contou com a presença de mais de três dezenas de representantes das instituições de saúde daquela região, que integram a rede de “Embaixadores PDS”.

Durante a formação foram apresentadas as diferentes funcionalidades e potencialidades da plataforma junto destes profissionais responsáveis pela divulgação e dinamização da PDS nos organismos a que pertencem.

Sala de formação PDS na ARS Norte

A PDS é um sistema de partilha de  informação de saúde, que permite a sua consulta a partir das instituições locais onde permanece guardada por diferentes agentes através de portais específicos, seguros e contextualizados.

PDS

Esta plataforma é constituída por quatro interfaces que se diferenciam mediante o destinatário: 

Portal do Utente (PDS-PU) – disponível online, permite a consulta de informação e a realização de serviços eletrónicos pelos utentes. 

Portal do Profissional (PDS-PP) – após prévia autorização dos utentes (através da PDS-PU), possibilita o acesso dos profissionais aos dados clínicos dos utentes. 

Portal Internacional (PDS-epSOS) – os profissionais de saúde devidamente credenciados podem aceder à informação clínica dos utentes provenientes de um país europeu aderente ao epSOS. 

Portal Institucional (PDS-PI) – ainda em desenvolvimento, permitirá no futuro a extração de dados estatísticos e anonimizados relativos à utilização do PDS-PP, criando um repositório de informação clínica anonimizada.

Temas

logotipo da Plataforma de Dados da Saúde

Plataforma de Dados da Saúde apresentada na Madeira

19 Janeiro, 2017

A Plataforma de Dados da Saúde (PDS), sistema de partilha na área da saúde, desenvolvida pela Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), foi apresentada na Madeira, no dia 18 de janeiro.

PDS-Madeira
Voltar
Voltar para o topo.