Notícias

Cuidados Respiratórios Domiciliários (CRD) – Procedimento de Contratação e Prescrição PEM-CRD

21 Julho, 2014

A 01 de Julho de 2014 entraram em vigor os contratos públicos de aprovisionamento para a prestação de cuidados respiratórios domiciliários – CRD. Neste âmbito, a SPMS, EPE promoveu um processo de negociação original na área da saúde, designado Procedimento de Negociação.

Pela primeira vez, o SNS beneficia de uma tabela única por tratamento e estimula a concorrência, permitindo a entrada de novos fornecedores no setor. Foram, assim selecionadas 8 empresas prestadoras de cuidados respiratórios domiciliários, sendo que todas elas ficam obrigadas ao cumprimento do preço único (incrementando, em 50% o número dos prestadores de serviço).

Um dos princípios orientadores deste procedimento é o da livre escolha do utente e da equidade no acesso aos tratamentos. Para o efeito, é necessário que a prescrição de CRD seja efetuada no aplicativo informático PEM-CRD, o utente mantém a possibilidade de escolher, livremente, o prestador de serviços que entenda como melhor. Este sistema permite menos encargos para o SNS e disponibiliza a todos os utentes o mesmo tipo de cuidados de saúde a preços inferiores representando, assim, menos encargos.

Desde Abril de 2014, há uma média diária de cerca de 4000 prescrições, tendo-se, inclusivamente já registado períodos com mais de 7000 prescrições diárias, através do aplicativo PEM-CRD.

Temas

|

Prescrição Eletrónica Médica

SPMS apresenta projetos em evento da OMS

25 Agosto, 2023

A SPMS leva cinco dos seus projetos mais emblemáticos ao simpósio sobre o futuro dos sistemas de saúde na era digital, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) promove, entre 5 e 6 de setembro, no Porto. O evento visa reunir decisores europeus na área da saúde e da tecnologia aplicada à saúde.

Notícias_OMS Porto_20230905-06_SITE SPMS 1

Mais de 207 milhões de Receitas Sem Papel emitidas em 10 anos de PEM

8 Abril, 2023

Disponibilizada pela SPMS ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), a PEM já permitiu emitir cerca de 360 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 207 milhões foram Receitas sem Papel (desmaterializadas) e prescritas mais de 1.2 mil milhões de embalagens referentes às receitas desmaterializadas.

Voltar
Voltar para o topo.