Notícias

SPMS impulsiona debate na Inovação

7 Abril, 2015

“A SPMS é das empresas que mais promove a inovação”, afirmou o Ministro da Saúde no arranque do Fórum da Inovação na Saúde, organizado pela Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, a decorrer nos dias 7 e 8, na FIL, em Lisboa.

Para Paulo Macedo, os sinais de inovação no sector são evidentes, onde se destacam alguns dos projetos em desenvolvimento, como a PDS (Plataforma de Dados da Saúde) ou a “Receita sem Papel”. “Está na hora das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) serem aproveitadas pela saúde e contribuírem para darmos o salto de modernização”, sublinhou o governante, acrescentando que “estas tecnologias traduzem-se em poupança e ganhos de saúde”.

No decorrer do evento, marcaram presença mais de 800 pessoas, responsáveis de diferentes entidades do SNS (Serviço Nacional de Saúde) e representantes de várias empresas do sector, onde foram apresentados e debatidos os desafios presentes e futuros de diversas temáticas da saúde: compras centralizadas, diabetes, vacinas, nutrição, novas tecnologias e a desmaterialização eletrónica.

Fórum da Inovação na Saúde

Com vista à continuidade do trabalho que está a ser desenvolvido, o Ministro da Saúde define, ainda, como próxima prioridade, a criação de uma plataforma de armazenamento de imagens clínicas, que permita a sua disponibilização em todos os hospitais e unidades de cuidados primários, a partir de qualquer ponto do país.

O segundo dia do evento conta com a presença do Secretário de Estado Adjunto da Saúde, Fernando Leal da Costa, que destacou o importante papel do SPMS na “transformação da aversão do utente às mudanças numa dependência tecnológica”. Serão, também, abordados novos temas, com destaque para a telemedicina, os medicamentos inovadores e a Plataforma de Dados da Saúde.

O sentimento geral das audiências traduz-se numa crescente democratização da tecnologia e da inovação, como forma de prevenção da doença e monitorização da saúde pelo cidadão.

O Fórum encerra com a comemoração do 5º aniversário da SPMS.

Temas

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.