Notícias

SIGAS – Um projeto seguro, transparente e de partilha

12 Outubro, 2015

O SIGAS – Sistema Integrado de Gestão de Aquisições da Saúde é um projeto com o objetivo de desmaterializar procedimentos, tornando mais transparente e eficiente a tramitação de todo o processo aquisitivo por via eletrónica, segundo o Código de Contratos Públicos (CCP).

Alinhado com políticas de sustentabilidade, segurança e integração, o SIGAS pretende, também, reforçar a relação de proximidade e qualidade entre a SPMS e as várias entidades do SNS – Serviço Nacional de Saúde. O projeto rege-se por simplicidade, acessibilidade e partilha de informação, tendo por base a eliminação, tanto quanto possível, da circulação de papel em áreas de elevada complexidade administrativa.

O SIGAS abrange três áreas distintas, elencadas temporalmente na tramitação de procedimentos e divididas em três plataformas: PEDE – Pedidos Eletrónicos De Entidades; TramITA – Tramitação Integrada e Tratamento de Aquisições e PACTO – Plataforma Agregadora de Contratos e Termos Operacionais.

A plataforma PEDE já se encontra disponível e o projeto está na 2ª fase, com o desenvolvimento da TramITA. A fase inicial de implementação do projeto abrange a área da DCT – Direção de Compras Transversais, circunscrita aos pedidos de várias categorias:

  • CM – Comunicações fixas;
  • CF – Comunicações móveis;
  • EI – Equipamento informático;
  • LS – Licenciamento de Software;
  • CIA – Cópia e Impressão – Aquisição;
  • CIO – Cópia e impressão – Outsourcing;
  • Outras categorias a anunciar brevemente.

A partir de outubro, a credenciação deverá ser efetuada na página da SPMS em www.spms.min-saude.pt, no separador da Direção de Compras Transversais. Feita a credenciação, será enviado um email com as indicações de utilizador, password e link de acesso à página da Entidade no SIGAS. Para facilitar a utilização da ferramenta, é disponibilizado um tutorial, na página principal, que permitirá aceder à WIKI e à criação de um pedido na plataforma PEDE.

Temas

EasyProcurement distinguido com “Best Digital Strategic Tool”

21 Junho, 2016

No âmbito do Projeto EasyProcurement, o SIGAS- Sistema Integrado de Gestão das Aquisições na Saúde recebeu uma menção honrosa na cerimónia de entrega de prémios do “Portugal Digital Awards 2016”, que decorreu hoje, 21 de junho, em Lisboa.

digital awards

Projeto SIGAS finalista do “Portugal Digital Awards 2016”

15 Junho, 2016

O SIGAS – Sistema Integrado de Gestão das Aquisições na Saúde encontra-se na shortlist de finalistas do “Portugal Digital Awards 2016”. A cerimónia de entrega de prémios está marcada para o próximo dia 21 de junho, no hotel Myriad em Lisboa.

Voltar
Voltar para o topo.