Notícias

Comunicado SPMS | ANF – Receita Sem Papel

19 Setembro, 2016

Têm ocorrido períodos de lentidão e indisponibilidade dos serviços centrais do Ministério da Saúde, o que tem tido impacto na prescrição e dispensa de medicamentos.

A SPMS agradece aos farmacêuticos e médicos o profissionalismo que têm demonstrado para superar o impacto destas perturbações, que resultam do crescimento exponencial da Receita Sem Papel. Este crescimento exige alterações e melhorias constantes nos sistemas de informação, para garantir o crescimento sustentável deste projeto, que tem tido uma forte adesão por parte de utentes, médicos e farmácias.

As equipas técnicas da SPMS contam, ainda, com o apoio da ANF, e encontram-se a melhorar o sistema, a fim de criarem condições para a resolução destas falhas e o aumento da capacidade do sistema. Estima-se que, no espaço de 2 a 4 dias, este esforço resulte na solução do problema.

Durante este período, pedimos aos utentes que prefiram usar o documento do guia de tratamento, quando se desloquem às farmácias. Pedimos desculpa aos utentes que têm sido afetados por estes incómodos e prometemos ser breves na criação de melhores condições para este projeto.

Comunicado2

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Mais de 355.5 milhões de receitas sem papel emitidas em 8 anos

25 Setembro, 2023

A Receita Sem Papel, que comemora agora oito anos, é um caso de sucesso na digitalização da Saúde, com mais de 355.5 milhões de receitas totalmente desmaterializadas emitidas.  A iniciativa arrancou em 2015, primeiro nas unidades de saúde do setor público e, posteriormente, no setor privado. No ano seguinte, atingia uma cobertura de 90% em […]

SPMS apresenta projetos em evento da OMS

25 Agosto, 2023

A SPMS leva cinco dos seus projetos mais emblemáticos ao simpósio sobre o futuro dos sistemas de saúde na era digital, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) promove, entre 5 e 6 de setembro, no Porto. O evento visa reunir decisores europeus na área da saúde e da tecnologia aplicada à saúde.

Notícias_OMS Porto_20230905-06_SITE SPMS 1
Voltar
Voltar para o topo.