Notícias

Consulta Pública do Catálogo Português Análises de Laboratório (CPAL)

13 Setembro, 2016

A SPMS, EPE – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde promove uma consulta pública, no âmbito da elaboração do Catálogo Português de Análises de Laboratório (CPAL), o primeiro registo estruturado de análises de laboratório em Portugal. A documentação normalizada, relativa às análises clínicas, surgiu no âmbito do esforço de Informatização no setor da saúde, como uma prioridade, numa perspetiva de criar uma linguagem comum para profissionais de saúde e os sistemas de informação que suportam a sua prática e os seus registos.

O CPAL pretende ser uma tabela de relação que permita a interoperabilidade semântica necessária à partilha destes dados clínicos, inclusive além-fronteiras, utilizando dois Standards internacionais: LOINC e SNOMED CT. Tem por base a Tabela de Preços das Instituições e Serviços Integrados no Serviço Nacional de Saúde, comtemplando nesta sua primeira versão as análises de laboratório relacionadas com as áreas de Hematologia, Microbiologia, Bioquímica e Imunologia.   

Objetivos:

Incentivar a participação da sociedade portuguesa, nomeadamente de empresas ligadas ao setor da saúde; Estimular a participação ativa dos profissionais de saúde, incluindo os académicos (professores, estudantes).  

Público:

A participação está aberta a todos os cidadãos. Apresente a sua opinião, sugestão ou crítica construtiva, por escrito, entre os dias 13 de setembro e 07 de outubro de 2016, através do endereço de correio eletrónico: ctcpt@spms.min-saude.pt.

Aceda à consulta do CPAL através do seguinte link: www.interop-pt.atlassian.net/wiki/pages/viewpage.action?pageId=19857411

Noticia_CPAL_02

SPMS disponibiliza especificações de interoperabilidade  

14 Julho, 2023

No âmbito do projeto Resumo de Saúde Único e na sequência de consulta pública, cujos resultados são aqui apresentados, a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE (SPMS) disponibiliza Especificações Técnicas de Interoperabilidade - versão 1.0 dos recursos Practitioner, PractitionerRole, Organization e Location. 

SPMS dá primeiro passo rumo ao Registo de Saúde Eletrónico único

28 Fevereiro, 2023

A Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE (SPMS) encontra-se a trabalhar na construção de soluções para a criação de um Registo de Saúde Eletrónico Único. Para tal põe agora em consulta pública um conjunto de Especificações Técnicas de Interoperabilidade, que visam a harmonização e padronização da forma como os sistemas de informação da saúde trocam informação entre si.

Consulta Pública - Especificações Técnicas de Interoperabilidade para os Sistemas de Informação da Saúde_Noticia SPMS_prolongamento
Voltar
Voltar para o topo.