Notícias

Softwares de Prescrição não conformes

20 Outubro, 2016

Considerando que existem no mercado versões de software de prescrição que não estão em conformidade com a lei e tendo em conta a necessidade de adaptar os mesmos às regras de prescrição previstas na decisão do Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa, a SPMS informa que as empresas de softwares poderão proceder às devidas alterações até ao dia 31 de Outubro.

A partir desta data, os softwares não conformes serão inativados para a prescrição de medicamentos, pelo que sugerimos, desde já, que tomem as diligências no sentido de garantir a utilização de um aplicativo certificado, de acordo com as normas de software em vigor ao abrigo da Portaria n.º 224/2015, de 27 de julho, e demais legislação aplicável. Durante este período, a SPMS garante o trabalho conjunto com os fabricantes de software no sentido de dar cumprimento à legislação em vigor e à decisão do Tribunal supracitada.

Para o efeito, será disponibilizada uma lista atualizada dos softwares que verificam essa conformidade.

Temas

banner_PEM

SPMS apresenta projetos em evento da OMS

25 Agosto, 2023

A SPMS leva cinco dos seus projetos mais emblemáticos ao simpósio sobre o futuro dos sistemas de saúde na era digital, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) promove, entre 5 e 6 de setembro, no Porto. O evento visa reunir decisores europeus na área da saúde e da tecnologia aplicada à saúde.

Notícias_OMS Porto_20230905-06_SITE SPMS 1

Mais de 207 milhões de Receitas Sem Papel emitidas em 10 anos de PEM

8 Abril, 2023

Disponibilizada pela SPMS ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), a PEM já permitiu emitir cerca de 360 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 207 milhões foram Receitas sem Papel (desmaterializadas) e prescritas mais de 1.2 mil milhões de embalagens referentes às receitas desmaterializadas.

Voltar
Voltar para o topo.