Notícias

SICC – Nova Plataforma de Contabilidade no SNS

16 Janeiro, 2017

Desde julho de 2014 que a SPMS tem vindo a proceder à migração da informação contabilística do Sistema de Informação Descentralizado de Contabilidade  (SIDC) para o Sistema de Informação Centralizado de Contabilidade (SICC).

A Administração Regional de Saúde do Centro foi a 38ª entidade de saúde a adotar esta nova plataforma contabilística, concluindo-se esta fase de implementação no passado dia 12 de janeiro.

Neste processo de gestão de mudança, as equipas da SPMS asseguraram o êxito da instalação do SICC, contando com o apoio das entidades que agora beneficiam da nova plataforma de contabilidade. A implementação deste projeto implicou um trabalho exaustivo de preparação, coordenação e operacionalização, só possível graças às sinergias, profissionalismo e ao esforço conjunto das equipas que participaram em todo o processo.

O SICC visa a recolha de informação contabilística e o reporting de informação, permitindo maior fiabilidade, maior segurança e simplificação de processos.  Centralizados num único sistema, todos os dados financeiros do Ministério da Saúde ficam acessíveis em tempo real.

Ao efetuar registos na Contabilidade Orçamental, Patrimonial e Analítica, esta plataforma consagra, numa perspetiva interoperacional, os princípios contabilísticos inerentes a estas três óticas contabilísticas e possibilita a produção de mapas, definidos legalmente para a Direção-Geral do Orçamento, Tribunal de Contas, ACSS, IP, entre outros.

Para garantir o sucesso deste projeto, será constituída uma equipa transversal de formadores especializados com o objetivo de promover ações de formação em processos de contabilidade, orçamentação e gestão financeira e acompanhar, no terreno, as diversas implementações.

Tendo em conta as mais-valias deste sistema de informação, a SPMS já foi contactada por diversas entidades de saúde com a finalidade de migrarem informações contabilísticas para esta plataforma.

Indicadores sintéticos SICC:

38 organismos migrados em 30 meses 

tabelas-aces-10
tabelas-aces-08
tabelas-aces-09
tabelas-aces-separadas-11

Registos centralizados em 2016 (valores apurados a 13 de Janeiro de 2017

tabelas-aces-12

Número de utilizadores centralizados – SICCSICC no SNS – Departamentos Financeiros

tabelas-aces-07
Temas

banner sicc 2017

SPMS promove primeiro Webinar SICC SNC-AP

22 Maio, 2020

A SPMS realizou o primeiro Webinar SICC SNC-AP, que decorreu no passado dia 20 de maio. Este webinar possibilitou a partilha de conhecimento e experiências entre os diferentes profissionais da área financeira, auditoria e planeamento das entidades de Saúde.

I Encontro Nacional SICC SNC-AP

11 Outubro, 2019

O Auditório Principal do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra acolheu o I Encontro Nacional SICC SNC-AP promovido pela SPMS, EPE, que decorreu no dia 11 de outubro.

I Encontro SICC SNC-AP-2

90% das entidades do SNS com sistema financeiro SICC SNC-AP submeteram informação do encerramento de contas no Tribunal de Contas e UNILEO

29 Julho, 2019

No primeiro processo de encerramento de contas no novo normativo contabilístico SNC-AP, a colaboração entre as entidades do SNS e a SPMS, EPE foi fundamental para que 40 entidades utilizadoras do SICC SNC-AP – ou seja, 90% das entidades que usam o sistema de informação providenciado pela SPMS – efetuassem o envio e validação, com sucesso, dos ficheiros S3CP no Tribunal de Contas e UNILEO.

Voltar
Voltar para o topo.