Notícias

PEM – Pequenos Prescritores

24 Fevereiro, 2017

No âmbito do Protocolo estabelecido com a Ordem dos Médicos, a SPMS tem disponibilizado a PEM, a aplicação de prescrição eletrónica médica, gratuitamente, para pequenos prescritores.

De forma a dar continuidade ao Protocolo, a SPMS enviou, durante a última semana de janeiro, cerca de 11 000 ofícios, dando a conhecer as vantagens da prescrição eletrónica e incentivando à utilização da mesma, em detrimento da prescrição manual.

Desde essa data até 23 de fevereiro, registaram-se 580 pequenos prescritores na PEM, para os quais tinha sido enviado o ofício. Destes 580, 38 médicos já emitiram receitas sem papel. Os pequenos prescritores que receberam o ofício mostraram-se bastante recetivos, no entanto apresentaram dúvidas na utilização da aplicação.

Desta forma, a SPMS definiu um conjunto de ações, visando auxiliar o pequeno prescritor na utilização da PEM. Entre essas iniciativas, estão agendadas oito sessões de formação aplicacional, que irão decorrer em Lisboa e Porto nas instalações da SPMS, e na sede da secção regional da Ordem dos Médicos da região Centro, em Coimbra. O Protocolo estabelecido abrange os médicos dentistas e, neste sentido, a SPMS tem planeadas sessões de formação e esclarecimento de dúvidas em horário pós-laboral, a realizar durante o mês de março. As primeiras sessões irão decorrer em Lisboa, nos dias 27 e 28 de março entre as 19h30 e 21h30.

Dando continuidade ao Protocolo com a Ordem dos Médicos e a Ordem dos Médicos Dentistas, a SPMS está disponível para realizar outras iniciativas, noutros locais do país, desde que o número de participantes justifique a realização dessas ações.

As vagas disponíveis para as sessões, definidas para março, têm bastantes inscritos, mas continuam abertas até ao preenchimento total das vagas.

Gráficos Noticia
Temas

Receita_sem_Papel_PequenosPrescritores_01 (1)

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

SPMS apresenta projetos em evento da OMS

25 Agosto, 2023

A SPMS leva cinco dos seus projetos mais emblemáticos ao simpósio sobre o futuro dos sistemas de saúde na era digital, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) promove, entre 5 e 6 de setembro, no Porto. O evento visa reunir decisores europeus na área da saúde e da tecnologia aplicada à saúde.

Notícias_OMS Porto_20230905-06_SITE SPMS 1

Mais de 207 milhões de Receitas Sem Papel emitidas em 10 anos de PEM

8 Abril, 2023

Disponibilizada pela SPMS ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), a PEM já permitiu emitir cerca de 360 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 207 milhões foram Receitas sem Papel (desmaterializadas) e prescritas mais de 1.2 mil milhões de embalagens referentes às receitas desmaterializadas.

Voltar
Voltar para o topo.