Notícias

Estratégia TIC 2020 aprovada pelo Governo

3 Março, 2017

Em reunião do Conselho de Ministros, realizada no dia 02 de março, foi aprovada a “Estratégia TIC 2020” e o respetivo plano de ação, assim como os planos setoriais, apresentados pelo Conselho para as Tecnologias de Informação e Comunicação na Administração Pública (CTIC).

Esta estratégia condensa a visão do Governo para a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Administração Pública, nos próximos quatro anos (2017-20), compreendendo iniciativas comuns a toda a Administração do Estado e iniciativas específicas de cada área setorial.

A Estratégia TIC 2020 tem em vista a transformação digital da Administração Pública com os seguintes objetivos principais:

  • Tornar os serviços digitais mais simples, acessíveis e inclusivos;
  • Potenciar a adesão aos serviços digitais por parte dos cidadãos e das empresas;
  • Garantir um desenvolvimento sustentável em matéria de transformação digital.

A SPMS, EPE, em articulação com Agência para a Modernização Administrativa (AMA), tem a responsabilidade de coordenar e supervisionar a implementação da ENESIS 2020 – Estratégia Nacional para o Ecossistema de Informação de Saúde 2020, já aprovada em outubro de 2016, garantindo a sua operacionalização e promoção no âmbito do Serviço Nacional de Saúde.

Com a aprovação desta resolução, é dado mais um passo no sentido de dotar a Administração Pública de uma estratégia global que promova a melhor gestão de TIC, como suporte da simplificação administrativa, proporcionando aos cidadãos uma melhor qualidade de vida, e às empresas um Estado mais eficiente na prestação dos seus serviços.

No evento internacional “Portugal eHealth Summit”, em preparação pela SPMS e que terá lugar em Lisboa, de 04 a 07 de abril, a temática ENESIS2020 está incluída no ciclo de debates.

Consulte mais informações sobre Portugal eHealth Summit.

Estratégia-TIC

eHealth Sessions 1 | Obrigado

26 Outubro, 2022

Na sessão de encerramento da primeira eHealth Sessions, o presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, agradeceu a todos os participantes, oradores e parceiros presentes no Centro Cultural de Belém, no final do dia 25 de outubro.

“Ninguém pode ficar para trás quando falamos de inovação tecnológica em Saúde”

25 Outubro, 2022

Ana Peneda Moreira, jornalista, deu as boas-vindas aos participantes que encheram a sala Luís Freitas Branco, no Centro Cultural de Belém, esta manhã, na abertura da primeira eHealth Sessions. "Ninguém pode ficar para trás quando falamos de inovação tecnológica em Saúde", sublinhou o presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro.

Voltar
Voltar para o topo.