Notícias

Lisboa recebe “Workshops de Segurança de Informação e Privacidade no Setor da Saúde em Portugal”

28 Março, 2017

No âmbito do ciclo de “Workshops de Segurança de Informação e Privacidade no Setor da Saúde em Portugal”, realizou-se mais uma sessão no dia 28 de março, em Lisboa.

Dirigida a profissionais de saúde, este workshop contou com a participação do presidente do Conselho de Administração da SPMS, Henrique Martins, e mais de 63 participantes, de 45 entidades do país, desde médicos, a enfermeiros, juristas e administradores hospitalares. Rui Guimarães, do Centro Hospitalar de  São João, e Pedro Veiga, do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), também marcaram presença na audiência.

cibersegurança 28 marco

O painel contou com os oradores, Jonas Hedegaard Knudsen – IDC e Inês de Antas de Barros, e, também, com a participação de Victor Gil, coordenador da unidade cardiovascular do Hospital dos Lusíadas e José Castanheira do Serviço de TIC  da ULS de Matosinhos. Foram abordadas questões relacionadas com as diferentes vertentes ou soluções técnicas e tecnológicas da privacidade e segurança de informação, assim como temáticas referentes às mudanças que passam, essencialmente, pela Cultura, Awareness e Informação das organizações e dos seus profissionais.

O próximo workshop será no dia 20 de abril, direcionado para profissionais TIC.

Para mais informações e esclarecimento de dúvidas poderá contactar: ciberseguranca@spms.min-saude.pt

banner_Seguranca_informacao_SPMS

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.