Projeto Telefarmácia na ULSLA é inovador em Portugal

18 Abril, 2017

Inovadora no uso da TeleSaúde, a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) iniciou, no dia 12 de abril, a ligação entre a farmácia hospitalar e os centros de saúde, promovendo a integração de cuidados e a aproximação da prestação aos cidadãos, sem incómodos e sem custos.

Com este novo serviço, que a ULSLA designa por “telefarmácia”, o utente pode esclarecer todas as dúvidas e receber a medicação perto de sua casa, evitando deslocações ao hospital.

A ULSLA explica que a “telefarmácia visa a descentralização para as unidades de cuidados de saúde primários, da dispensa direta ao doente de medicamentos que são exclusivos da farmácia hospitalar, sincronizando o transporte e entrega dos medicamentos em condições de segurança para o Centro de saúde, com uma teleconsulta efetuada no momento da dispensa da medicação ao doente, que envolve, para além deste, um enfermeiro do Centro de saúde que faz a entrega e, remotamente, um profissional de saúde da área hospitalar.”

A Rede Informática da Saúde (RIS) e os Sistemas de informação da ULSLA sustentam este projeto, inovador em Portugal, que arrancou na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Alcácer do Sal. Com recurso à teleconsulta – através da plataforma de TeleSaúde desenvolvida pela SPMS, EPE – a telefarmácia envolve o enfermeiro da UCSP, o farmacêutico Hospitalar e o utente.

Pode ler a notícia, na íntegra, em Telefarmacia aproxima o hospital das pessoas na ulsla/

telefarmacia banner noticia

Telemedicina Portuguesa destacada em artigo da OCDE

10 Fevereiro, 2020

O papel que a SPMS tem desenvolvido no âmbito da Telessaúde vem referenciado como um bom exemplo de desenvolvimento da telemedicina através da governança, num artigo publicado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

banner noticia telemedicina

Primeira teleconsulta em tempo real na ULSAM

29 Setembro, 2018

Realizou-se, em setembro, a 1ª teleconsulta em tempo real na Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), através da RSE Live, a plataforma disponibilizada pela SPMS, EPE.

Banner_generico_spms_opcaoB