Notícias

Receita Sem Papel chega aos Cuidados Respiratórios Domiciliários

16 Junho, 2017

A SPMS, juntamente com a DGS e a ACSS, está a desenvolver a total desmaterialização da prescrição através da aplicação PEM – Prescrição Eletrónica Médica e, assim, será possível prescrever, em breve, tratamentos de Cuidados Respiratórios Domiciliários (CRD) de forma desmaterializada, à semelhança do que já acontece na prescrição de medicamentos.

Esta forma de prescrição irá permitir aos utentes escolher o fornecedor do serviço, no momento da prescrição e, através de um código pin enviado por sms, efetivar o tratamento com a correta instalação do serviço prescrito na altura da visita do fornecedor de CRD ao domicilio do utente.

Na sequência dos trabalhos da Comissão Nacional para os Cuidados Respiratórios Domiciliários, será disponibilizada a prescrição com comparticipação de câmaras expansoras.

A prescrição deste dispositivo médico, ao abrigo da Portaria n.º 246/2015, de 14 de agosto, estará disponível, ainda durante o mês de junho, através da aplicação da Prescrição Eletrónica Médica.

Temas

PEM

SPMS apresenta projetos em evento da OMS

25 Agosto, 2023

A SPMS leva cinco dos seus projetos mais emblemáticos ao simpósio sobre o futuro dos sistemas de saúde na era digital, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) promove, entre 5 e 6 de setembro, no Porto. O evento visa reunir decisores europeus na área da saúde e da tecnologia aplicada à saúde.

Notícias_OMS Porto_20230905-06_SITE SPMS 1

Mais de 207 milhões de Receitas Sem Papel emitidas em 10 anos de PEM

8 Abril, 2023

Disponibilizada pela SPMS ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), a PEM já permitiu emitir cerca de 360 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 207 milhões foram Receitas sem Papel (desmaterializadas) e prescritas mais de 1.2 mil milhões de embalagens referentes às receitas desmaterializadas.

Voltar
Voltar para o topo.