Notícias

Reduza o papel, poupe a floresta

23 Junho, 2017

A desmaterialização, assente num modelo de sustentabilidade ambiental e financeira, visa otimizar recursos e reduzir a utilização do papel, em particular no Ministério da Saúde. E o futuro passa, inexoravelmente, por implementar uma estratégia focada na sustentabilidade, defendendo a redução do consumo do papel, poupando a floresta e centrando-se em critérios de eficácia e de eficiência. A transformação digital na Saúde segue esta linha.

Projetos como a Receita Sem Papel – uma realidade e caso de sucesso incontornável -, e Exames Sem Papel, já em curso no sistema de saúde, representam um enorme avanço tecnológico e, simultaneamente, um benefício para o ambiente e para o cidadão.

A eliminação do papel em todo o circuito, quer da receita, quer dos exames, pressupõe a obtenção de poupanças financeiras para o Estado, aliadas à diminuição do impacto ambiental negativo, o que se traduz em vantagens para os cidadãos e para o país em geral.

É neste contexto e quadro de governança que é crucial continuar a implementar uma gestão eficiente e cuidadosa, garantindo a otimização de recursos, com a finalidade de criar medidas eficazes de prevenção e redução dos impactos ambientais negativos.

O Registo de Saúde Eletrónico (RSE) contempla esta visão, perseguindo a ambição de assegurar os interesses do SNS e contribuindo, igualmente, para um decréscimo efetivo do uso do papel. Evitando, por ano, milhares de toneladas de papel em circulação, a floresta é poupada, o ambiente sai a ganhar e a qualidade de vida dos portugueses é melhorada.

Poupe_Floresta_Noticia02

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.