Notícias

Rede Informática da Saúde restabelecida em Pedrógão Grande

12 Julho, 2017

A Rede Informática da Saúde (RIS) já foi restabelecida nas extensões de Vila Facaia e Graça, pertencentes ao Centro de Saúde de Pedrogão Grande, hoje às 12.30.

Foi necessário recorrer à implementação da solução via satélite e, desta forma, os serviços já foram disponibilizados pelo Ministério da Saúde e voltam a estar acessíveis a utentes e profissionais destes locais, permitindo o normal funcionamento das soluções informáticas do Ministério da Saúde.

Esta situação mais delongada ficou a dever-se a três furtos de cablagem nestas zonas, o que impossibilitou o trabalho do operador de telecomunicações da Rede Informática da Saúde.

As equipas técnicas da SPMS estão acompanhar a situação.

Esclarece-se, adicionalmente, que a PEM é o sistema de prescrição nacional o que significa que no Centro de Saúde e/ou em qualquer outro local do SNS, foi sempre possível reemitir receitas dos 1500 utentes, potencialmente afetados pela incapacidade de atendimento pleno nas extensões de saúde que, intermitentemente, são utilizadas, mas a SPMS quer garantir a funcionalidade a 100%.

De 4 a 7 de julho, equipas multidisciplinares da SPMS deslocaram-se a várias unidades de cuidados de saúde primários desta região com o objetivo de  identificar problemas informáticos e promover a prática da TeleSaúde, contando para isso com o  Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS), sob a responsabilidade da SPMS.

Temas

banner-ris

Processo de Requisição de Acesso Remoto à RIS (VPN)

10 Março, 2020

No seguimento do plano de contingência nacional relacionado com o novo Coronavírus (COVID-19), a SPMS, EPE, enquanto entidade responsável pelos sistemas de informação do setor da Saúde, tem recebido diversos pedidos de entidades e organismos do Ministério da Saúde que pretendem requisitar o acesso remoto à RIS – Rede Informática da Saúde, através de VPN, para teletrabalho.

Perturbações no Operador de Comunicações da RIS

22 Outubro, 2019

A SPMS informa que durante hoje, dia 22 de outubro, decorreram algumas perturbações no operador de comunicações da RIS (Rede Informática da Saúde), pelo que os acessos à internet, telecomunicações e outras conetividades podem ser afetadas.

Voltar
Voltar para o topo.