Notícias

SPMS em representação institucional do Ministério da Saúde

14 Setembro, 2017

Em alinhamento com a estratégia de partilha, intercâmbio e valorização do conhecimento, a SPMS tem participado em seminários, conferências e diversos projetos, nacionais e internacionais, em representação do Ministério da Saúde português.

Foi o caso da participação da SPMS nas reuniões de preparação do Multi-Annual Work Program 2018-2021, do eHealth Member States Expert Group (eHMSEG), no dia 13 de setembro, em Bruxelas. Com uma participação ativa em projetos europeusa SPMS foi representada pela diretora de Sistemas de Informação (DSI), Sara Carrasqueiro.

No âmbito do Comité Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), realiza-se a 67ª sessão de trabalho em Budapeste, Hungria. Pela relevância deste evento para o ecossistema de saúde europeu, a participação do Ministério da Saúde tornou-se imprescindível. Assim, em representação de Portugal, o diretor de Sistemas de Informação da SPMS, Pedro Batista, participou como orador, a 14 de setembro, no briefing técnico “Big Data – Grandes Oportunidades ou Grande Ruído?”, temática em que a SPMS detém grande experiência.

Nos dias 13 a 15 de setembro decorre a “I Reunião de Telemedicina e telessaúde da CPLP: Saúde digital em língua portuguesa”, organizada pela presidência brasileira 2016-2018 da CPLP. Com a finalidade de debater e elaborar um plano de trabalho para o roteiro estratégico de implementação da telessaúde nos países de língua portuguesa, a diretora do Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS), Micaela Monteiro, participa nesta reunião, em Cidade da Praia, Cabo Verde.

Sob a coordenação da SPMS, o CNTS tem assumido um papel fundamental na dinamização da telemedicina na prática clínica, com vantagens para os utentes e ganhos evidentes nos sistemas de saúde onde é implementada.

Temas

|

Banner_generico_spms_opcaoB

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.