Justiça e Saúde assinam protocolo para partilha de informação

21 Novembro, 2017

A SPMS, EPE e a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) assinam um protocolo, hoje, 21 de novembro de 2017, em Lisboa, com o objetivo de melhorar o acompanhamento da saúde dos reclusos em todos os estabelecimentos prisionais. Este acordo inclui a expansão, até final de 2018, de um sistema de TeleSaúde.

De forma a facilitar o acompanhamento médico dos reclusos, desde a sua admissão até à saída, o acordo vai facultar, aos profissionais de saúde das prisões, o acesso aos registos clínicos da população reclusa, através dos sistemas informáticos do Serviço Nacional de Saúde.

O acesso às soluções tecnológicas, desenvolvidas pela SPMS, através da telemedicina, da PEM- Prescrição Eletrónica Médica, do SINUS – Sistema de Informação Nacional dos Cuidados de Saúde Primários, do SONHO – Sistema Integrado de Informação Hospitalar e do SClínico Hospitalar (sistema onde são registados todos os episódios clínicos) vai permitir incrementar a prevenção e o tratamento de doenças, evitando, assim, a interrupção de terapêuticas para doenças crónicas, fatores determinantes na saúde do recluso, bem como na redução de custos financeiros.

Nesta primeira fase, até ao final de 2017 serão abrangidos mais de 3.300 reclusos, distribuídos por Linhó, Sintra, Lisboa e Porto. Os restantes estabelecimentos prisionais serão incluídos no plano de expansão até final de 2018.

Assinado pelo diretor-geral dos Serviços Prisionais, Celso Manata, e pelo presidente da SPMS, EPE, Henrique Martins, e homologado pela ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, e pelo ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, este acordo irá tornar mais eficaz o acompanhamento da saúde dos reclusos, através de maior rapidez na resposta médica e melhor organização dos meios.

SONHO V2 implementado no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga

A migração do SONHO V1 para SONHO V2 foi realizada com sucesso no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV). Volvidos 25 anos de utilização da versão 1 deste sistema de cuidados de saúde hospitalares, para suporte ao serviço administrativo e clínico, implementou-se, em junho, a versão 2, tecnologicamente mais adequada às necessidades atuais.

SPMS promove Webinar SClínico Hospitalar – Perfil Farmacêutico

14 Setembro, 2022

O presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, e o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe, participaram na sessão de abertura do Webinar SClínico Hospitalar – Perfil Farmacêutico que decorreu nesta terça-feira, 13 de setembro, a partir das instalações da SPMS, em Lisboa.