Notícias

“SNS + Proximidade” em destaque na RTP – Análises clínicas já podem ser feitas em centros de saúde da região Norte

7 Dezembro, 2017

Realizar análises clínicas nos centros de saúde, entre outros tipos de exames ou tratamentos, já é possível em alguns centros de saúde, o que facilita a vida dos utentes e permite uma atuação mais rápida por parte dos profissionais de saúde.

Esta é uma das medidas integradas no projeto “SNS + Proximidade”, ainda em fase piloto e em implementação, desde setembro deste ano, em algumas unidades de saúde da região Norte do país.

Assumindo-se como um desafio importante para a reforma do Serviço Nacional de Saúde, com ganhos efetivos para cidadãos e médicos, o projeto abrange quatro áreas: Literacia em Saúde; Plano Individual de Cuidados; Doença Aguda e Requalificação de Espaços.

Os novos Planos Individuais de Cuidados são disponibilizados na Área do Cidadão do Portal SNS, permitindo ao cidadão, em conjunto com a sua equipa de saúde, criar um plano com metas bem definidas, com a finalidade de promover a sua saúde, a prevenção da doença e uma melhoria da qualidade de vida.

Em alinhamento com o Ministério da Saúde, a SPMS, EPE está envolvida neste projeto, que pretende aproximar o cidadão do médico de família e estabelecer uma maior relação dos Cuidados de Saúde Primários com os Cuidados Hospitalares. O projeto irá expandir-se para o resto do país já no próximo ano.

No passado dia 03 de dezembro, a RTP transmitiu uma reportagem sobre o projeto SNS + Proximidade, realizada no Agrupamento de Centros de Saúde de Gondomar, que pode ver aqui: analisesclinicaspodemserfeitasnoscentrosdesaude

Comunicação em Saúde

23 Abril, 2019

Como o acesso à informação em saúde é um direito de todos, no Dia Mundial do Livro, assinalado hoje, 23 de abril, sugerimos uma visita à Biblioteca de Literacia em Saúde e à Biblioteca Digital da Academia SPMS, que disponibiliza 9 áreas temáticas em destaque.

portátil com uma imagem de uma biblioteca
Voltar
Voltar para o topo.