Exames Sem Papel – Disponibilização de resultados no Portal do Profissional e na Área do Cidadão do Portal SNS

22 Janeiro, 2018

O projeto Exames Sem Papel constitui uma importante iniciativa do Ministério da Saúde, a cargo da SPMS, EPE, e visa, através da utilização de múltiplas plataformas de serviços centrais, desmaterializar os processos de requisição, efetivação e faturação de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), bem como assegurar que toda a informação relativa à prestação dos mesmos acompanha o utente em suporte digital.

A disponibilização e partilha de resultados dos exames, enviados para o Portal do Profissional e para a Área do Cidadão do Portal SNS, começou a ser feita de forma gradual no ano transato, por parte das entidades de saúde.

À data de 22 de janeiro de 2018, registaram-se, nos últimos 30 dias, 494 visualizações de resultados na Área do Cidadão e 1 003 visualizações, no Portal do Profissional, feitas pelos profissionais de saúde.

A Joaquim Chaves Saúde é uma das entidades privadas convencionadas que disponibiliza resultados de exames prescritos no SNS, desde o dia 5 de dezembro. No período de um mês, esta instituição enviou 265 resultados para o Portal do Profissional, referentes à sua clínica de Miraflores, e 150 da clínica sediada no Algarve.

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM) começou a partilhar resultados mais cedo, a 23 de setembro, alcançando um total de 120 181, até 22 de janeiro.

Na mesma data, o Centro Hospitalar do Porto totalizava 690 resultados, disponibilizados a utentes e profissionais de saúde, desde o dia 4 de outubro, enquanto o Hospital Santa Maria Maior chegou aos 17 641 resultados, com início da disponibilização a 26 de outubro.

Visando a aproximação do médico ao cidadão, a redução de desperdício na prestação de MCDT, a desburocratização e uma maior segurança para todos os intervenientes, de acordo com o Despacho Nº 4751/2017, os Exames Sem Papel pretendem avançar até à total desmaterialização do circuito de prescrição, prestação e pagamento de um MCDT.

Para consultar os resultados dos exames, o utente deverá estar registado na Área do Cidadão do Portal SNS.

SPMS apresenta projetos em evento da OMS

25 Agosto, 2023

A SPMS leva cinco dos seus projetos mais emblemáticos ao simpósio sobre o futuro dos sistemas de saúde na era digital, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) promove, entre 5 e 6 de setembro, no Porto. O evento visa reunir decisores europeus na área da saúde e da tecnologia aplicada à saúde.

Notícias_OMS Porto_20230905-06_SITE SPMS 1