II Fórum ENESIS 2020 promovido pela SPMS

9 Fevereiro, 2018

A sede da SPMS, em Lisboa, acolheu, no dia 8 de fevereiro, o II Fórum ENESIS 2020, no âmbito da ENESIS 2020 – Estratégia Nacional para o Ecossistema de Informação de Saúde 2020. A SPMS é a entidade responsável por coordenar e supervisionar a implementação da ENESIS 2020.

Esta segunda reunião do Fórum , cuja sessão de abertura foi assegurada por Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, e Paulo Espiga, Chefe do Gabinete da Secretária de Estado da Saúde, contou com a participação de representantes de 51 entidades do eSIS (Ecossistema de Informação em Saúde), de dirigentes de organismos e entidades da saúde, a profissionais e responsáveis pelas áreas dos sistemas de informação e informatização clínica.

O II Fórum  centrou-se na análise dos planos estratégicos das entidades do ENESIS 2017/2019, com base nos documentos estratégicos disponibilizados pelas diferentes entidades. Este trabalho  irá decorrer até final de fevereiro, tendo por objetivo partilhar as diferentes iniciativas ENESIS a levar a cabo pelas entidades e efetuar a monitorização da execução das iniciativas para o período referido, em alinhamento com a Estratégia Nacional do eSIS.

O segundo grande tema abordado na reunião passou pela partilha de experiências e informação entre os participantes sobre a área de continuidade do negócio, destacando-se as intervenções dos representantes do Centro Hospitalar Lisboa Norte, Hospital Distrital de Santarém e a Associação Nacional de Farmácias (ANF).

Com o objetivo de garantir a implementação de iniciativas que promovam a melhoria contínua do eSIS, o alinhamento de expetativas das entidades, a identificação de sinergias e a partilha de soluções que contribuam para o cumprimento dos objetivos da ENESIS 2020, o Fórum reúne-se trimestralmente.

montagem-fotos-portal-spms_2

Estratégia ENESIS 20|22 aprovada na 4.ª reunião do Conselho Consultivo do eSIS – CCeSIS

10 Janeiro, 2020

A SPMS acolheu, no dia 7 de janeiro, nas suas instalações em Lisboa, a 4.ª reunião do Conselho Consultivo do eSIS – CCeSIS, órgão permanente do eSIS (Ecossistema de Informação em Saúde). O objetivo da reunião foi fazer o ponto de situação da proposta estratégica ENESIS 2020 e do seu triénio de atividade que terminou em dezembro de 2019, tendo a proposta sido aprovada no final da reunião.

Reunião conselho Consultivo ENESIS

Public Consultation on the National Strategy for the Health Information Ecosystem

15 Outubro, 2019

The National Strategy for the Health Information Ecosystem ENESIS 2020 comprised the period between 2017-2019. It was the first strategy of this nature that was adopted and appointed by an official act of government. Over this period, it was possible to initiate a common strategic track of thought and action about the Health Information Ecosystem (eSIS).

ENESIS 2022 nova data EN