Notícias

SPMS colabora no Plano de Ação Nacional Para a Atividade Física

20 Abril, 2018

No âmbito da sessão comemorativa do Dia Mundial da Atividade Física 2018, realizada a 20 de abril no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, com transmissão por livestreaming assegurada pela SPMS, EPE, foi apresentado o website sobre o Plano de Ação Nacional Para a Atividade Física (PANAF), bem como o vídeo “Promoção da Atividade Física nos Cuidados de Saúde Primários”, ambos desenvolvidos pela SPMS, EPE.

Com competências reconhecidas pelo Ministério da Saúde ao nível de produtos tecnológicos, multimédia e vídeos promocionais sobre estilos de vida saudáveis, a SPMS, EPE assume, assim, um papel importante na promoção da atividade física junto dos portugueses. Inserindo-se numa estratégia comunicacional de maior proximidade com o cidadão e as diversas instituições, a plataforma do PANAF (www.panaf.gov.pt) tem como principal objetivo sensibilizar e informar sobre as vantagens de praticar exercício físico.

Tendo como prioridade a divulgação das iniciativas mais marcantes de promoção da atividade física e do desporto em Portugal, o website está em atualização, constituindo-se como um meio diferenciador para alavancar a iniciativa de todos os agentes, apresentar projetos inovadores e na partilha experiências e de boas práticas.

Resultante do envolvimento de quatro ministérios (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Educação, Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e Saúde), o PANAF vai facultar informação aos cidadãos sobre as opções disponíveis para a prática de atividade física e, por outro lado, contribuir para que os vários setores da sociedade desenvolvam programas de promoção da atividade física, incentivando a implementação de projetos como a mobilidade ativa, o local de trabalho ou os cuidados de saúde.

Em alinhamento com os objetivos estratégicos do Programa para a Saúde, esta iniciativa contribui para que Portugal assuma uma posição pioneira na implementação das orientações da União Europeia e da Organização Mundial da Saúde, no que diz respeito à promoção da atividade física. Através dos sistemas de informação, nomeadamente da disponibilização de funcionalidades no SClínico e na PEM- Prescrição Eletrónica Médica dedicadas à avaliação, aconselhamento breve e prescrição de atividade física, ou do cartão de atividade física inserido na app MySNS Carteira eletrónica da Saúde, a SPMS, EPE é fundamental para reforçar a integração da promoção da atividade física nos cuidados de saúde do SNS.

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.