Suite hospitalar em processo de atualização nacional

18 Abril, 2018

A SPMS está a assegurar, durante este mês, a atualização nacional trimestral da Suite Hospitalar (Sonho e SClínico Hospitalar) em todas as entidades do SNS que utilizam estes produtos, representando mais de 90% das unidades hospitalares.

Esta atualização visa proceder também, no caso do SClínico Hospitalar, à harmonização das versões aplicacionais respetivas, por forma a garantir a disponibilização das mesmas características e potencialidades em todas as unidades. Por outro lado, estão incluídas melhorias e novas funcionalidades.

Com esta atualização, as unidades de saúde ficarão aptas a utilizar:

• o sistema de codificação clínica ICD10 (aquando da sua disponibilização na versão traduzida)
  • a atualização automática dos dados de RNU dos utentes
  • a versão 2.1.1 do SClínico Hospitalar, que introduz diversas melhorias, com destaque para a mais recente versão do Módulo de Urgência do SClínico Hospitalar, Triagem de Manchester, novo módulo de Nutrição (em fase piloto em algumas unidades) e Cirurgia de ambulatório (em fase piloto). Os módulos em fase piloto serão disponibilizados progressivamente aos vários hospitais.
  • a Visão Clínica Integrada, módulo do SClínico Hospitalar que pretende disponibilizar de forma intuitiva uma visão mais integrada dos utentes

À data encontram-se já atualizadas 70% das entidades, entre Centros Hospitalares, Unidades Locais de Saúde (na vertente hospitalar), Misericórdias, e outros. Para atingir este objetivo, optou-se por realizar as atualizações no período noturno de forma a diminuir o impacto na atividade dos hospitais.

Para o sucesso da  iniciativa, o contributo das instituições e dos seus profissionais de saúde, bem como das equipas locais de Sistemas de Informação tem sido da maior importância.

No caso concreto, para o Sonho e SClínico Hospitalar, a SPMS relembra que tem ao dispor o endereço Sch.Menoscliques@spms.min-saude.pt para acolher as sugestões de melhoria e novas funcionalidades, com objetivo de otimizar a utilização dos sistemas e possibilitar a melhoria da prestação de cuidados ao cidadão.

SONHO V2 implementado no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga

A migração do SONHO V1 para SONHO V2 foi realizada com sucesso no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV). Volvidos 25 anos de utilização da versão 1 deste sistema de cuidados de saúde hospitalares, para suporte ao serviço administrativo e clínico, implementou-se, em junho, a versão 2, tecnologicamente mais adequada às necessidades atuais.

SPMS promove Webinar SClínico Hospitalar – Perfil Farmacêutico

14 Setembro, 2022

O presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, e o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe, participaram na sessão de abertura do Webinar SClínico Hospitalar – Perfil Farmacêutico que decorreu nesta terça-feira, 13 de setembro, a partir das instalações da SPMS, em Lisboa.