Notícias

Participação da SPMS no Simpósio de Medicina Cardiovascular de Coimbra 2018

15 Maio, 2018

A SPMS, EPE participou no Simpósio de Medicina Cardiovascular de Coimbra 2018, no dia 12 de maio, que decorreu no Hotel Vila Nova Galé, em Coimbra, no qual apresentou o projeto Exames Sem Papel. “Partilha de MCDTs entre a MGF e a Cardiologia?” foi a temática abordada por Nilton Nascimento, da Direção de Sistemas de Informação da SPMS, EPE.

Sob o lema “Grandes desafios na prática clínica”, este evento, organizado pela Associação de Solidariedade Social em Cardiologia, apresentou vários casos clínicos. A apresentação da SPMS incidiu, essencialmente, nas vantagens dos Exames Sem Papel, sobretudo na partilha de resultados dos Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDTs) , pretendendo incrementar a aproximação do médico ao cidadão, poupando recursos e tempo, através da utilização de múltiplas plataformas de serviços centrais.

Integrado no processo de transformação digital na Saúde, este projeto constitui uma importante iniciativa do Ministério da Saúde, cuja finalidade é alcançar a total desmaterialização do processo de prescrição, prestação e faturação de MCDTs.

simposiomc
Temas

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.