Notícias

CNTS em destaque na revista “Pontos de Vista”

9 Maio, 2018

No artigo de opinião, “Como a telessaúde está a mudar a saúde em Portugal”, publicado no dia 5 de maio na revista Pontos de Vista, Micaela Monteiro, Diretora do Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS) e Coordenadora do Centro de Contacto do SNS, sob a responsabilidade da SPMS, EPE, explica as vantagens da telessaúde, através de casos concretos de boas práticas.

Incentivar o desenvolvimento da telessaúde no sistema de saúde português é um dos propósitos do CNTS. A telemonitorização e as teleconsultas já são uma realidade em Portugal, capacitando o doente na gestão conjunta da sua doença com os profissionais e facilitando a comunicação e articulação entre profissionais. Contribuem, assim, para uma melhor utilização dos recursos existentes, aproximam o SNS ao cidadão e levam a poupanças de tempo e dinheiro.

“As tecnologias de informação são cada vez mais ferramentas poderosas para criar novas formas de prestação de cuidados de saúde. A digitalização da saúde não é apetrechar os hospitais, centros de saúde e a casa do doente com gadgets ligados a internet. É mudar a forma como os profissionais se organizam em torno do doente e da sua família. É permitir ao doente e aos seus cuidadores um papel muito mais ativo na gestão da doença”, são algumas afirmações de Micaela Monteiro.

Poderá ler o artigo na íntegra aqui .

Temas

Nova unidade central de telessaúde do Serviço Nacional de Saúde integrada na SPMS

13 Março, 2023

O Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS), que funciona sob gestão da SPMS, vai integrar a Unidade Central de Prestação de Cuidados de TeleSaúde (UCeT), a nova estrutura que passa a assegurar os diferentes serviços de telessaúde do Serviço Nacional de Saúde. O Despacho foi publicado em Diário da República no dia 10 de março.

Mais de 100 mil teleconsultas no SNS

5 Fevereiro, 2020

Mais de 100.000 teleconsultas já foram registadas no Serviço Nacional de Saúde, desde 2016 até ao dia 31 de janeiro de 2020. Em 2019 realizaram-se mais de 30 mil (30.074), ano em que se registou o número mais elevado, com uma taxa de crescimento de 13,5% face a 2018, e mais 5,7% comparativamente a 2017.

teleconsulta
Voltar
Voltar para o topo.