Notícias

Mais de 49 000 cidadãos avaliados pela Calculadora de Risco da Diabetes da Área do Cidadão

7 Junho, 2018

Com o objetivo de avaliar o risco da Diabetes tipo 2, a Área do Cidadão do Portal SNS disponibiliza a Calculadora de Risco da Diabetes. A doença é um problema de saúde pública com forte impacto na sociedade portuguesa.

Contrariar a tendência de crescimento prevista apostando na prevenção é responsabilidade de cada um de nós e todos temos um papel importante a desempenhar. Inserindo-se no Registo de Saúde Eletrónico, a Calculadora de Risco da Diabetes da Área do Cidadão avaliou, até final de maio, 49 128 utentes, comprovando ser uma forte aliada na prevenção e controlo da Diabetes tipo 2, porque quando são identificados riscos “moderado”, “alto” ou “muito alto” é enviada informação para os Cuidados de Saúde Primários e feito agendamento de consulta, via telefone, para o Centro de Saúde a que o utente pertence. 

A partilha de informação só é feita após autorização do cidadão.

Figura 1- Área do Cidadão - Calculadora de Diabetes do Tipo 2

Dos 49 128 cidadãos avaliados, 1 483 foram convidados para consulta e cerca de 600 compareceram na consulta que diagnosticou 178 utentes com Diabetes tipo 2, que desconheciam ser portadores da doença. Estes utentes podem ainda ser convidados para Consultas de Grupo com um enfermeiro, de forma a trabalharem em conjunto em áreas distintas e preventivas, nomeadamente na adoção de hábitos alimentares saudáveis e equilibrados, na prática de atividade física regular, no controlo periódico dos níveis de glicemia no sangue, entre outras medidas importantes.

É ainda possível efetuar o rastreio através da Calculadora em cerca de 97% farmácias portuguesas, seguindo um fluxo de dados muito semelhante: rastreio realizado na farmácia com o consentimento do utente; informação enviada para o SNS através da Área do Cidadão do Portal SNS e a informação é reencaminhada para os Cuidados de Saúde de Primários.

No âmbito do Programa “Não à Diabetes”, esta avaliação de risco da doença é uma mais-valia, podendo chegar a um número cada vez maior de cidadãos. Basta efetuar, de uma forma muito simples o teste, aferindo o risco da doença, apresentado em cinco cores – verde, azul, amarelo, laranja e vermelho.

Nos termos do novo Regulamento de Proteção de Dados, o cidadão poderá alterar e retirar o seu consentimento à partilha de informação com profissionais de saúde, a qualquer momento, no menu de “Autorizações” da Área do Cidadão.

Figura 2 - Área do Cidadão - Consentimento

Na Área da Transparência do Portal SNS é disponibilizada informação sobre a evolução da taxa de incidência da diabetes e sobre o programa de monitorização e acompanhamento.

Efetuar o teste do risco da Diabetes tipo 2 é bastante fácil e pode fazer toda a diferença, basta registar-se na Área do Cidadão do Portal SNS em www.sns.gov.pt.  

SPMS promove Registo de Saúde Eletrónico – Área do Cidadão

1 Outubro, 2019

A Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS, E.P.E) promoveu durante o dia de hoje, 1 de outubro, nas suas instalações em Lisboa, uma ação de divulgação do Registo de Saúde Eletrónico (RSE) da Área do Cidadão do Portal SNS, com o objetivo de dar a conhecer as vantagens da plataforma e apelar ao registo dos cidadãos.

Ação Área do Cidadão

Área do Cidadão acompanha regresso às aulas

11 Setembro, 2019

No regresso às aulas, a Área do Cidadão pode ser uma mais-valia para os encarregados de educação. O boletim de vacinas eletrónico, por exemplo, pode ser descarregado e enviado para a escola, por e-mail, se for necessário prestar algum esclarecimento sobre a vacinação dos filhos.

Área do Cidadão em destaque nas comemorações da cidade de Pombal

22 Junho, 2019

A SPMS marcou presença nas comemorações dos 28 anos da elevação de Pombal a cidade, no dia 21 de junho, através de uma ação de divulgação sobre a Área do Cidadão do Portal SNS e da MySNS Carteira eletrónica da Saúde. A iniciativa decorreu no Teatro-Cine de Pombal.

roll up área do cidadão
Voltar
Voltar para o topo.