Notícias

Comitiva de eurodeputados visita SPMS

29 Junho, 2018

A SPMS, EPE recebeu hoje, nas suas instalações em Lisboa, uma comitiva de eurodeputados para uma sessão de apresentação do Boletim de Vacinas Eletrónico. Constituída por membros de cinco nacionalidades da Comissão do Desenvolvimento Regional, a comitiva ficou a conhecer as mais-valias para os cidadãos, profissionais de saúde, prestadores de serviços e para o Serviço Nacional de Saúde em geral. 

boletim1

No decorrer da sessão, foi apresentada a evolução do registo de vacinação em Portugal, com destaque para os benefícios do Boletim, que permite uma maior mobilidade e melhor acessibilidade à informação sobre as vacinas, futuras e administradas, sem riscos de extravio da informação. A SPMS destacou, também, o facto de cada cidadão poder consultar o seu histórico de vacinação, em qualquer altura e em qualquer lugar, através do Registo de Saúde Eletrónico –  Área do Cidadão e da app MySNS Carteira. 

boletim2

Na reta final da sessão, os Eurodeputados colocaram várias questões relacionadas com cibersegurança, segurança de informação e dados de saúde e, em resposta, os profissionais da SPMS apresentaram as medidas de segurança e níveis de encriptação implementados, tanto na Área do Cidadão, como na app MySNS Carteira. Integrado no Simplex + Iniciativas Digitais da Saúde, o Boletim de Vacinas Eletrónico veio simplificar processos, reduzir custos, melhorar a qualidade da informação e, deste modo, aumentar a proximidade do Serviço Nacional de Saúde ao cidadão, potencializando os ganhos em saúde.  Enquanto entidade responsável pela transformação digital na saúde, a SPMS concretizou o processo de desmaterialização do Boletim de Vacinas, através do sistema VACINAS. Projeto financiado por fundos europeus, o Boletim de Vacinas Eletrónico foi apresentado aos à comitiva de eurodeputados que, durante a viagem de três dias a Lisboa, ficou a conhecer outros projetos portugueses. 

boletim3
Temas

|

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.