Notícias

eHMSEG marca encerramento da “2nd Lisbon eHealth Summer Week”

22 Junho, 2018

No último dia da “2nd Lisbon eHealth Summer Week” realizaram-se duas reuniões técnicas, no Centro Cultural de Belém, relacionadas com a ETHEL e o eHMSEG, e que contaram com a presença de participantes de diferentes Estados-Membros da União Europeia.

No âmbito da EHTEL (European Health Telematics Association) debateram-se projetos e estratégias e, num modelo dinâmico, foram apresentadas iniciativas, por diversos peritos europeus, visando a promoção de melhores serviços de saúde para o cidadão. O debate focou-se, essencialmente, nas temáticas da interoperabilidade, cibersegurança e no tratamento de bases de dados.

No decorrer da reunião, profissionais da SPMS apresentaram, também, iniciativas nacionais para o desenvolvimento de serviços de eHealth, como o Registo de Saúde Eletrónico e as apps MySNS, MySNS Carteira e MySNS Tempos. A EHTEL reúne organizações e peritos em eHealth, promovendo a interação e o intercâmbio de ideias, experiências e informações que permitem melhores soluções inovadoras para esta área.

Numa outra sala, e em simultâneo, decorreu a reunião do eHMSEG (eHDSI Member States Expert Group), grupo criado pela eHealth Network para a promoção da troca de informação de saúde entre os diversos Estados-Membros da União Europeia. Com o propósito de garantir o desenvolvimento de serviços de saúde transfronteiriços, o eHMSEG é responsável pela implementação do Patient Summary e da ePrescription (Resumo Clínico e Prescrição Eletrónica), na Europa, até 2020.  

Ambos os projetos procuram facilitar a acessibilidade e reforçar a segurança na prestação de cuidados de saúde transfronteiriços. Especificações técnicas, legais, organizacionais e semânticas para a definição da operação de serviços foram os temas de destaque, com a finalidade de garantir que os países integrantes estão em conformidade para a implementação destes projetos.

A reunião do eHMSEG encerrou, assim, a “2nd Lisbon eHealth Summer Week”, iniciativa que contou com a Comissão Europeia, ministérios, universidades e agências de mais de 15 Estados-Membros para debater vários projetos internacionais.

A SPMS, enquanto representante de Portugal na coordenação da eHAction, reforça as sinergias entre os vários projetos europeus e organizações, fomentando o conhecimento e a partilha de experiências e tendo como prioridade impulsionar a implementação e disseminação de boas práticas em eHealth e a inovação digital na saúde. 

2ndsummit
Lisbon eHealth Summer Week, vista de lisboa

Comissão Europeia elogia “2nd Lisbon eHealth Summer Week”

29 Junho, 2018

A Comissão Europeia elogiou a “2nd Lisbon eHealth Summer Week”, pela organização, reforço de sinergias e partilha de boas práticas em matéria de saúde digital. Promovida pela SPMS, EPE, a iniciativa decorreu entre 19 e 22 de junho, no Centro Cultural de Belém e, simultaneamente, realizaram-se reuniões de projetos internacionais nas instalações da SPMS, em Lisboa e no Porto.

HL7 Portugal em análise na SPMS

22 Junho, 2018

No âmbito da “2nd Lisbon eHealth Summer Week”, a SPMS promoveu o workshop “HL7 Portugal”, que teve lugar, hoje, nas instalações da SPMS do Porto.

Projeto europeu “Continua” em debate na SPMS

21 Junho, 2018

Inserindo-se na iniciativa “2nd eHealth Summer Week”, a SPMS promoveu hoje, 21 de junho, nas suas instalações, em Lisboa, a sessão sobre o projeto “Continua”, integrado na PCH Alliance (Personal Connected Alliance), organização da qual a SPMS é membro.

Voltar
Voltar para o topo.