Notícias

Registo de Saúde Eletrónico – Acesso do Profissional

25 Junho, 2018

O Registo de Saúde Eletrónico (RSE) é uma das mais importantes iniciativas do Ministério da Saúde, colocando a tecnologia ao serviço da Saúde. Com o propósito de reunir informação clínica essencial para uma prestação de cuidados mais informada para cada cidadão, de forma a constituir um registo passível de ser partilhado entre o utente, profissionais de saúde e entidades prestadoras de serviços de saúde, públicas e privadas, o Registo de Saúde Eletrónico é uma evolução da Plataforma de Dados da Saúde.

Na área reservada do RSE, o profissional de saúde pode obter informação clínica sobre os seus doentes, através de indicadores que facilitam o conhecimento, diagnóstico e respetivo tratamento.

O RSE abrange, também, a Área do Cidadão, possibilitando ao cidadão a consulta do seu boletim de vacinas, as idas às urgências ou a consultas programadas, o acesso a resultados de exames, ou até mesmo as prescrições.

O profissional de saúde pode visualizar todos os registos efetuados pelo utente na sua Área do Cidadão, bem como os contactos feitos nas diversas instituições de saúde do país, mediante autorização do próprio cidadão. Aceder ao RSE é gratuito, muito fácil e está disponível via SClínico, ou sistema clínico equivalente, e via internet.

De forma a facilitar o acesso a todos os profissionais, a SPMS, EPE está a preparar um conjunto de sessões com o objetivo de prestar esclarecimentos aos profissionais de saúde, quer do setor público, quer do setor privado, de todas as novas funcionalidades do RSE. As inscrições estão abertas, mas requerem formalização aqui.

Numa perspetiva de melhorar a prestação de cuidados de saúde, o RSE vem reforçar a proximidade com o cidadão.  

Temas

Banner_generico_spms_opcaoB

RENTEV assinala 9 anos a registar testamentos vitais

1 Julho, 2023

Em funcionamento desde 2014, o Registo Nacional do Testamento Vital - RENTEV comemora este sábado, 1 de julho, 9 anos de simplificação no procedimento de registo de toda a informação relativa ao testamento vital.

Testamento Vital, direito de expressar vontades antecipadas sobre cuidados de saúde

3 Junho, 2022

O testamento vital é o documento onde o cidadão maior de idade pode, livremente, manifestar a sua vontade sobre os cuidados de saúde que deseja, ou não, receber quando estiver incapaz de expressar a sua decisão. Permite também a nomeação de um procurador de cuidados de saúde. Não é obrigatório, mas é um direito conquistado em Portugal.

Voltar
Voltar para o topo.