Notícias

SPMS promove sessão técnica sobre “Exames Sem Papel”

27 Julho, 2018

No âmbito do projeto “Exames Sem Papel” realizou-se nesta quinta-feira, 26 de julho, uma sessão técnica, nas instalações da SPMS, no Porto, que contou com a participação de representantes de 12 empresas de software.

No decorrer da sessão realizaram-se testes conjuntos, para validação dos fluxos de acesso à Base de Dados Nacional de Requisições e, ao longo do dia, profissionais da SPMS prestaram apoio e esclarecimentos sobre várias questões técnicas, resultantes do processo de adaptação das empresas.

No seguimento da Portaria nº 126/2018, que define e determina a utilização de meios eletrónicos para suporte dos processos de prescrição, prestação e faturação de MCDT realizados no Serviço Nacional de Saúde, a SPMS tem por objetivo auxiliar os prestadores convencionados na adaptação e concretização ao processo de desmaterialização de MCDT. O arranque da desmaterialização da requisição de MCDT ocorreu no passado dia 19 de julho.

As entidades que já aderiram beneficiam de diversas vantagens, uma vez que  ao disponibilizarem os resultados dos exames digitalmente, facilitam o seu acesso ao utente, que poderá consultá-los na sua Área do Cidadão do Portal SNS, e o médico no Registo de Saúde Eletrónico – Portal do Profissional.

“Exames Sem Papel” continuam a avançar no setor convencionado e a SPMS, EPE, enquanto entidade responsável pelo projeto, vai continuar a promover mais sessões de esclarecimento.

Exames_sem_papel_novaimagem

SPMS apresenta projetos em evento da OMS

25 Agosto, 2023

A SPMS leva cinco dos seus projetos mais emblemáticos ao simpósio sobre o futuro dos sistemas de saúde na era digital, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) promove, entre 5 e 6 de setembro, no Porto. O evento visa reunir decisores europeus na área da saúde e da tecnologia aplicada à saúde.

Notícias_OMS Porto_20230905-06_SITE SPMS 1
Voltar
Voltar para o topo.