SPMS promove workshop sobre “Integrações e Interoperabilidade”

16 Agosto, 2018

A SPMS, EPE promoveu o Workshop “Integrações e Interoperabilidade”, nas suas instalações em Lisboa, no dia 13 de julho. Contou com a participação de diversas entidades de Saúde, designadamente, IPO Lisboa, Hospital Garcia de Orta e os Centros Hospitalares do Porto e do Baixo Vouga.

As principais temáticas abordadas, na sessão, passaram por efetuar um levantamento das integrações atualmente implementadas nas instituições hospitalares, conhecer as condições em que estão implementadas e entender as melhorias que se podem incrementar, nos processos de integração entre sistemas hospitalares, tendo como base de apoio a plataforma de interoperabilidade LIGHt.

Na sessão, para além de apresentaram as integrações implementadas, os representantes das entidades de Saúde identificaram as maiores dificuldades sentidas, por prioridade e urgência.

Foram indicadas, como prioritárias, integrações como SONHO/SIGLIC; SONHO/CTH; SClinico/Imagiologia; SONHO/SIMH; SClínico/Laboratório e SONHO/SITAM. A oportunidade serviu, também, para apresentar as integrações em curso, relativamente ao SClínico Hospitalar e SONHO, passando pela LIGHt, plataforma desenhada para dar resposta à crescente necessidade de assegurar a correta comunicação entre os sistemas locais de uma instituição.

A LIGHt procura, assim, garantir que a informação é entregue no momento certo, ao destinatário certo, de forma segura, prevenindo o acesso direto e/ou não autorizado às bases de dados e possibilitando a auditoria dos acessos realizados. Deste modo, é facilitada a adoção do SONHO e SClínico Hospitalar, trazendo vantagens à instituição e ao utilizador.

Presentemente, está em fase de conclusão a integração da prescrição interna, que irá facilitar os atos de prescrição e administração de medicação, a médicos e enfermeiros, recorrendo ao SClínico Hospitalar. Este workshop contribuiu, assim, para esclarecer questões sobre integrações e interoperabilidade dos sistemas de informação, visando o processo de melhorias em que a SPMS continua a investir.

sclinicoh1
Banner_generico_spms_opcaoB

SONHO V2 implementado no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga

A migração do SONHO V1 para SONHO V2 foi realizada com sucesso no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV). Volvidos 25 anos de utilização da versão 1 deste sistema de cuidados de saúde hospitalares, para suporte ao serviço administrativo e clínico, implementou-se, em junho, a versão 2, tecnologicamente mais adequada às necessidades atuais.

SPMS promove Webinar SClínico Hospitalar – Perfil Farmacêutico

14 Setembro, 2022

O presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, e o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe, participaram na sessão de abertura do Webinar SClínico Hospitalar – Perfil Farmacêutico que decorreu nesta terça-feira, 13 de setembro, a partir das instalações da SPMS, em Lisboa.