Atividade de telessaúde aumenta em 2018

27 Novembro, 2018

A SPMS, EPE tem contribuído para incentivar o desenvolvimento da telessaúde no sistema de saúde português, através do Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS). E a atividade em telessaúde está a aumentar e a mudar a forma como os profissionais se organizam em torno do doente e da sua família, quebrando as barreiras da distância.

A telemonitorização e as teleconsultas são uma realidade em franca expansão, sobretudo as teleconsultas. Nas 5 regiões de saúde (ARS), cerca de 19 instituições hospitalares mantêm atividade regular em telessaúde, permitido uma maior integração de cuidados com as unidades de cuidados de saúde primários.

A título de exemplo, e segundo dados consultados a 27 de novembro na área da Transparência do Portal SNS, o Centro Hospitalar do Porto realizou, até outubro, 2089 teleconsultas, mais 22% do que o registado no ano anterior. Já o Centro Hospitalar da Cova da Beira realizou mais 66% de teleconsultas até outubro, do que durante todo o ano de 2017.

A atividade em telessaúde desta instituição poderá ainda duplicar até ao final de 2018. Capacitando o doente na gestão conjunta da sua doença com os profissionais de saúde e facilitando a comunicação e articulação entre profissionais, a telessaúde melhora a acessibilidade e a qualidade da prestação de cuidados ao cidadão, representando uma mais-valia para todo o sistema de saúde.

Através da coordenação, regulação e prestação de serviços, o CNTS, sob a responsabilidade da SPMS, EPE, irá continuar a promover a telessaúde e a adoção de boas práticas, tendo como veículos privilegiados a partilha de informação e de conhecimento.

TeleSaude_banner

Nova unidade central de telessaúde do Serviço Nacional de Saúde integrada na SPMS

13 Março, 2023

O Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS), que funciona sob gestão da SPMS, vai integrar a Unidade Central de Prestação de Cuidados de TeleSaúde (UCeT), a nova estrutura que passa a assegurar os diferentes serviços de telessaúde do Serviço Nacional de Saúde. O Despacho foi publicado em Diário da República no dia 10 de março.

Mais de 100 mil teleconsultas no SNS

5 Fevereiro, 2020

Mais de 100.000 teleconsultas já foram registadas no Serviço Nacional de Saúde, desde 2016 até ao dia 31 de janeiro de 2020. Em 2019 realizaram-se mais de 30 mil (30.074), ano em que se registou o número mais elevado, com uma taxa de crescimento de 13,5% face a 2018, e mais 5,7% comparativamente a 2017.

teleconsulta