Notícias

Reunião do Grupo de Acompanhamento para a Cibersegurança na Saúde

12 Dezembro, 2018

Realizou-se nesta quarta-feira, 12 de dezembro, na Fortaleza de São Julião da Barra, uma Reunião do Grupo de Acompanhamento para a Cibersegurança na Saúde.

Promovida pela SPMS, EPE e com a participação de representantes das entidades dos setores público, social, privados e associações, o debate centrou-se em temáticas relacionadas com a Diretiva SRI e RCM 41/2018 na Saúde, a Educação e Capacitação em Cibersegurança no Setor da Saúde, Proteção de Infraestruturas Críticas e Serviços de Saúde, Gestão de Crises de Cibersegurança | Aplicabilidade na Saúde.

ciber3

A sessão de abertura, que integrou o enquadramento dos trabalhos, foi conduzida por Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, e o Contra Almirante Gameiro Marques, Diretor-Geral do Gabinete Nacional de Segurança e Autoridade Nacional de Segurança.

Capacitar as organizações no reconhecimento dos riscos existentes, de modo a consolidar estratégias para reforçar a segurança do ecossistema da Saúde é absolutamente imprescindível e estas  sessões de trabalho cumprem este objetivo.

A próxima reunião está agendada para janeiro.

ciber2

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.