Notícias

PDS live – A revolução na telemedicina

20 Setembro, 2013

“É uma grande inovação! Pode mesmo ser revolucionária… A PDS live é a possibilidade de colocar numa plataforma universal a telemedicina” – foi desta forma que Luis Gonçalves, coordenador do Grupo de Trabalho de Telemedicina (GTT), classificou a primeira demonstração da PDS live realizada, no passado dia 17, nas instalações da SPMS Porto.

A PDS live vai permitir, em breve, ligar dois profissionais de saúde (em ambiente de centro de saúde e hospital) ou utente e médico em contacto direto, através de chat áudio e vídeo, permitindo a realização de uma teleconsulta com partilha de imagens e outros documentos.

PDS live

O projeto criado no âmbito da Plataforma de Dados da Saúde (PDS), desenvolvido pela equipa da SPMS liderada por Diogo Reis, poderá muito em breve substituir as plataformas de telemedicina que ainda operam no país, constituídas por material “pesado, caro e obsoleto”. Para utilizar a PDS live bastará ter um computador, uma webcam e ligação à Rede de Informática da Saúde (RIS). “Isto significa que estamos a democratizar a telemedicina”, sublinha Luis Gonçalves.

O projeto PDS live está ainda em desenvolvimento. Na primeira sessão de demonstração, onde estiveram presentes os elementos do GTT (Luis Gonçalves, Fernando Gomes da Costa e Carlos Ribeiro), e os dermatologistas Virgílio Costa e Armando Baptista, foi possível identificar alguns pontos a melhorar, mas o ambiente de satisfação marcou o final da demonstração.

A implementação faseada da PDS live está prevista para o primeiro trimestre do próximo ano.

Temas

|

PDS1

Telemedicina Portuguesa destacada em artigo da OCDE

10 Fevereiro, 2020

O papel que a SPMS tem desenvolvido no âmbito da Telessaúde vem referenciado como um bom exemplo de desenvolvimento da telemedicina através da governança, num artigo publicado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

banner noticia telemedicina

Primeira teleconsulta em tempo real na ULSAM

29 Setembro, 2018

Realizou-se, em setembro, a 1ª teleconsulta em tempo real na Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), através da RSE Live, a plataforma disponibilizada pela SPMS, EPE.

Banner_generico_spms_opcaoB
Voltar
Voltar para o topo.