Hospitais do norte e centro são os primeiros a usar o SClínico

24 Outubro, 2013

O SClínico já foi instalado e está em pleno funcionamento, desde de 21 de outubro, no Centro Hospitalar de São João do Porto e, desde do dia 22, no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho. Ainda esta semana fica a funcionar em Aveiro e em Famalicão.

Profissional utiliza o SClínico

O SClínico é um software evolutivo, desenvolvido pela SPMS, que une o SAM (Sistema de Apoio ao Médico) e o SAPE (Sistema de Apoio à Prática de Enfermagem), de forma a existir uma aplicação única comum a todos os prestadores de cuidados de saúde.

A aplicação mantém as funções dos “velhos” softwares, organizadas dentro de um novo layout gráfico que facilita a usabilidade da aplicação.

Gráfico com evolução do layout das aplicações

O SClínico apresenta uma série de novidades, que passam pela alteração gráfica e redimensionamento do layout, e integração novas áreas de registo de dados, como as Notas de Alta Médicas/Enfermagem gerais e unidade de Medicina Intensiva e a Notícia de Nascimento (com integração à PDS para atualização do eBoletim). Esta nova aplicação tem ainda integrações com a PEM (Prescrição Eletrónica Médica), SI-Vida (Sistema de Informação para a Infeção VIH/sida) e PCDR (Prescrição de Cuidados Respiratórios Domiciliários).

Na sessão de apresentação do software, realizada a 25 de setembro, no auditório do Hospital Pediátrico de Coimbra (CHUC), o Presidente do Conselho de Administração da SPMS, Prof. Henrique Martins, sublinhou o facto de os sistemas de informação da saúde estarem “ em tempo de mudança” e o SClínico é um exemplo do que se pretende para o futuro – integração dos sistemas, novas funcionalidades que garantam maior qualidade da informação e  melhor usabilidade das aplicações.

Sessão de apresentação da nova aplicação por Alexandra Cabral, gestora do projeto

O SClínico insere-se na estratégia definida pelo ministério para a área de informatização clínica do Serviço Nacional de Saúde, que prevê a uniformização dos procedimentos dos registos clínicos, de forma a garantir a normalização da informação.

sclinico

Um ano de implementação do SONHO v2/SClínico no CHUC

24 Novembro, 2020

No dia 23 de novembro assinalou-se um ano de uma das maiores transformações digitais num centro hospitalar do Serviço Nacional de Saúde. O Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), no seu Pólo dos Hospitais Universitários de Coimbra, passou a utilizar o SONHO v2/SClínico, sistemas de informação que sustentam a atividade assistencial do ponto de vista administrativo e clínico e suportam o processo clínico eletrónico.

banner_chuc

Plataforma Trace COVID-19

27 Abril, 2020

A plataforma informática Trace COVID-19 tem sido fundamental no acompanhamento e monitorização dos utentes que se encontram em autocuidados no domicílio. Criada no contexto da pandemia, completou um mês de atividade e já permitiu a vigilância a mais de 500 mil pessoas com suspeita ou confirmação da doença.