Notícias

Sucessos e Desafios no 4º aniversário da SPMS

22 Março, 2014

A SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE comemora este sábado, dia 22, o seu 4º aniversário. Criada em 2010, através do Decreto-Lei nº 19, a atividade da central de compras do Ministério da Saúde já permitiu, em quatro anos, poupanças na área de medicamentos e de dispositivos médicos, poupanças estimadas superiores a 120 milhões de euros, obtidos através de contratos públicos de aprovisionamento, acordos-quadro e aquisições centralizadas.  

As atribuições assumidas em 2012, destinadas a racionalizar os sistemas de informação do ministério (além dos serviços prestados nas áreas financeira e de recursos humanos), permitiram já avançar com aquisições centralizadas de equipamento, assim como licenciamento e suporte, para as ARS’s. 

As poupanças verificadas para a aquisição de material informático e serviços de cópia/impressão cifram-se nos 93 mil euros, sendo superiores a 28%. Aderiram à aquisição, através destes acordos, um total de 14 entidades para aquisição de material informático e cinco para serviços de cópia e impressão.

No caso dos serviços de Manutenção de Aplicações, as negociações decorridas com os principais fornecedores de serviços de manutenção de aplicações existentes nos hospitais do SNS, permitiram descontos financeiros que geraram uma poupança estimada de 1.6 milhões de euros (-18%), face aos valores dos contratos que as instituições adjudicaram em 2012.

Quanto ao licenciamento, a negociação com as duas principais empresas permitiu obter um desconto médio de 30% em relação ao preço previsto nos Acordos-Quadro da ESPAP, o que permitiu uma poupança de 3 milhões de euros.  

Desafios a conquistar

Neste dia em que assinala o quarto aniversário, a SPMS reconhece os desafios que tem em mãos: a concretização do projeto “Receita sem Papel” (desmaterialização da receita) até ao final do ano, a centralização de toda a gestão informática de recursos humanos das instituições do setor público da saúde, a evolução dos sistemas  de informação administrativos (SONHO) e financeiros (SITAM), a melhoria da RIS (Rede Informática de Saúde), expansão da PDS – Plataforma de Dados da Saúde, entre tantos outros estímulos.

Na área das compras, o aumento do número de medicamentos e de dispositivos a serem adquiridos através de CPA’s e a aquisição centralizada de Cuidados Respiratórios Domiciliários, são mais alguns  dos desafios que queremos cumprir.

Vai ser mais um ano difícil, mas sabemos que conseguimos fazer mais e melhor.

Temas

ULS Alentejo Central recebe primeiros computadores no âmbito do PRR 

22 Março, 2024

Foram entregues esta sexta-feira, 22 de março, os primeiros de cerca de 720 computadores, dos quais 491 desktops e 229 portáteis, destinados à modernização dos postos de trabalho dos cuidados de saúde primários da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC).  O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, assinalou a ocasião com a entrega […]

SPMS lança novo Catálogo de Produtos e Serviços

22 Março, 2024

No dia em que assinala o seu 14.º aniversário, a SPMS lança novo Catálogo de Produtos e Serviços, com os 40 mais impactantes. Digital e acessível através do site, este catálogo é estratégico e essencial para divulgar a oferta de produtos e serviços da SPMS, promover a imagem da organização e reforçar a marca e […]

Catálogo de Produtos e Serviços SPMS

SPMS distinguida na HIMSS24

21 Março, 2024

A SPMS participou na conferência HIMSS24 Global Health, que decorreu em Orlando, nos Estados Unidos da América, entre os dias 11 e 15 de março. No âmbito da representação portuguesa, Cátia Sousa Pinto, gestora do Núcleo de Saúde Digital Global e Relações Internacionais da SPMS, foi distinguida com o prémio HIMSS Policy Influencer Award 2024, […]

Voltar
Voltar para o topo.