Notícias

10 Semanas de Cibersegurança

4 Dezembro, 2018

Atualmente, no setor da Saúde, os dados pessoais e clínicos mantidos nos registos de saúde são fundamentais e a Cibersegurança assume um papel determinante, tornando-se imprescindível reforçar a segurança e confiança em todo o Ecossistema da Saúde.

Neste contexto, é essencial capacitar as organizações no reconhecimento dos riscos existentes, de modo a consolidar estratégias, nomeadamente com a implementação de boas práticas e o desenvolvimento de ações que permitam garantir um conjunto de medidas e controlos de segurança, através de uma visão holística: organização, processos, pessoas e tecnologia.

Assim, e de forma a preparar 2019, o ano da Cibersegurança, o Ministério da Saúde, através da SPMS, EPE, está a preparar um conjunto de ações nacionais e internacionais que irão proporcionar meios e aprendizagens para melhorar e reforçar as condições de segurança da informação e Cibersegurança.

Conheça as iniciativas e ações formativas, agendadas entre dezembro 2018 e fevereiro 2019: Iniciativas paraConselhos de Administração/Conselhos Diretivos:

  • Grupo de Acompanhamento para a Cibersegurança na Saúde envolvendo Entidades de Saúde, Organismos da Administração Pública e Privada, Associações, entre outros
  • Formação em Cibersegurança na Saúde para Altos Dirigentes

Iniciativas para Chief Information Security Officer/Diretores TIC:

  • 1ª Edição da Formação em Gestão de Segurança da Informação, em Coimbra
  • 2ª Edição da Formação em Gestão de Segurança da Informação, no Porto
  • 3ª Edição da Formação em Gestão de Segurança da Informação, em Lisboa

Dezembro:

  • Semana 1. Dias 4 e 5 de dezembro – 1ª Edição da Formação em Gestão de Segurança da Informação, em Coimbra
  • Semana 2. Dia 12 de dezembro – Grupo de Acompanhamento para a Cibersegurança, em Lisboa
  • Dia 13 de dezembro – Formação em Cibersegurança na Saúde para Altos Dirigentes, em Lisboa
  • Semana 3. Campanha de capacitação informativa em Cibersegurança e Segurança da Informação
  •  Semana 4. Filme-Debate de Cibersegurança na SPMS

Janeiro:

  • Semana 1 e 2. Campanha de capacitação informativa em Cibersegurança e Segurança da Informação
  • Semana 3. Dia 16 e 17 janeiro – Cyber Security Workshop na SPMS
  • Semana 4. (datas a definir) – 2ª Edição da Formação em Gestão de Segurança da Informação, no Porto

Fevereiro:

  • Primeira semana de fevereiro (datas a definir) – 3ª Edição da Formação em Gestão de Segurança da Informação, em Lisboa
  • Lançamento da Autenticação na Área do Cidadão com Chave Móvel Digital/Cartão-PIN

A dinamização destas ações irá contribuir para impulsionar o apoio à decisão, a promoção e sensibilização de uma cultura de Cibersegurança e ciberesiliência, bem como para a divulgação do conhecimento e adoção de melhores práticas por parte das organizações de Saúde.  

SPMS intervém na conferência “Desafios da Cibersegurança”

8 Março, 2024

A preparação dos sistemas digitais públicos e privados é um desafio de longa duração e um trabalho em permanente atualização, que deve começar por “capacitar as pessoas para mudar comportamentos”, defendeu Jéssica Domingues, coordenadora da Unidade de Cibersegurança da SPMS, na conferência “Desafios da Cibersegurança”, que decorreu em Lisboa, ontem, dia 6 de março. Para […]

SPMS dinamiza atividades no “Mês Europeu da Cibersegurança”

30 Outubro, 2023

O Mês Europeu da Cibersegurança (European CyberSecurity Month – ECSM) é comemorado em outubro, com diversos eventos e atividades nos vários países europeus.   Sob o tema “Cibersecurity is a shared responsability”, visa implementar as boas práticas para a utilização do ciberespaço e sensibilizar cidadãos, empresas e organizações públicas para comportamentos a adotar no âmbito da […]

Notícias NEWSLETTER 01_Site SPMS_Em foco

SPMS integra Rede Nacional de CSIRT

14 Dezembro, 2020

A SPMS passou a integrar, desde esta segunda-feira, 14 de dezembro, a Rede Nacional de CSIRT (Computer Security Incident Response Team). A equipa de resposta a incidentes da SPMS (CSIRT SPMS) é o primeiro elemento do setor da Saúde em Portugal a fazer parte desta rede.

Voltar
Voltar para o topo.