Notícias

SNOMED CT e Interoperabilidade Semântica nos Sistemas de Informação da Saúde

15 Abril, 2014

A SPMS realizou, no passado dia 2 de abril, no auditório do Infarmed, a conferência de apresentação sobre “SNOMED CT e Interoperabilidade Semântica nos Sistemas de Informação da Saúde”.

Com vista a desenvolver a estratégia e a ação portuguesa, a SPMS integra, desde  janeiro,  a  IHTSDO (International Health Terminology Standards Development Organisation), uma associação sem fins lucrativos que pertence e é governada pelos seus membros.

Isso permite que todas as organizações de saúde e empresas portuguesas de SI da saúde possam beneficiar do uso do SNOMED.

SNOMED CT

A estratégia de implementação do SNOMED CT assentará em formação e apoio a iniciativas que permitam a adoção generalizada deste sistema. A SPMS irá desenvolver diferentes ações de divulgação, destinadas ao incentivo de utilização do SNOMED CT, sabendo que existem algumas dificuldades a ultrapassar, como a existência de outros sistemas de codificação já implementados.

A interoperabilidade semântica é uma das principais preocupações e prioridades na área dos sistemas de informação da saúde, uma vez que é fundamental para que exista comunicação entre sistemas.

Na visão da SPMS, o modelo de interoperabilidade deverá promover a integração de informação, construção conjunta de padrões, de mensagens e de terminologia utilizada em informação clínica.

SNOMED CT sala

O SNOMED CT, terminologia clínica, sistematizada, hierarquizada, composta de conceitos, descrições e relações, dá resposta às necessidades do registo clínico do utente, permitindo a reutilização de informação, quer para a prestação de cuidados, quer para outros fins, permitindo a interoperabilidade semântica entre os diferentes profissionais, regiões e países.

Concebida para utilização em registos eletrónicos, o SNOMED CT facilita a estruturação e a interoperabilidade entre sistemas de informação e permite a codificação, armazenamento, troca e agregação de dados.  

Apresentações SNOMED CT

banner_SNOMED

SPMS distinguida na SNOMED CT EXPO 2022

30 Setembro, 2022

O presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, recebeu uma distinção da SNOMED Internacional pela co-organização do SNOMED CT EXPO 2022, que decorreu no Hotel Pestana Palace, em Lisboa, nos dias 29 e 30 de setembro.

Portugal presente na conferência “SNOMED CT Expo 2018”

24 Outubro, 2018

No âmbito dos projetos internacionais e do Centro de Terminologias Clínicas (CTC), a SPMS, EPE, em representação de Portugal, participou na conferência “SNOMED CT Expo 2018”, que decorreu nos dias 18 e 19 de outubro em Vancouver, no Canadá.

banner_spms7
Voltar
Voltar para o topo.