Notícias

Portal do Utente vai ter nova imagem e consultas à distância

6 Outubro, 2014

A SPMS comemorou, no dia 1 de outubro, o aniversário da Plataforma de Dados da Saúde, com a presença do secretário de Estado da Saúde, Manuel Teixeira. Os dois anos da PDS trazem nova imagem e funcionalidades de consulta à distância para o Portal do Utente.

Mais simples, mais claro, de mais fácil utilização e vocacionado para o registo de novos utilizadores, são estes os objetivos definidos pela SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE para melhorar a “relação” do Portal do Utente (PU) com os utilizadores. Além da mudança de imagem e da clarificação de conteúdos na área não autenticada do PU (página de entrada), em breve, o portal incluirá também a realização de consultas à distância.

PDS Live, uma nova ferramenta informática desenvolvida no âmbito do processo de implementação da telemedicina em todo o país, vai ser também incluída no portal, de forma a possibilitar o contacto entre o médico e o paciente. Esta mesma possibilidade foi concretizada por uma demonstração ao vivo de consulta, através de ligação à ULSM – Unidade Local de Saúde de Matosinhos (parceiro do projeto), efetuada durante a sessão comemorativa do 2º Aniversário da PDS – Plataforma de Dados da Saúde, realizada pela SPMS na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.

O Secretário de Estado da Saúde, Manuel Teixeira, encerrou a sessão acompanhado pelo Conselho de Administração da SPMS

Considerada “um avanço notável” das tecnologias na saúde pelo secretário de Estado Manuel Teixeira, que presidiu ao encerramento da sessão, a PDS visa ligar todo o sistema de saúde nacional, permitindo a partilha de informação entre utentes e profissionais.

Atualmente a Plataforma já permite a ligação de 600 instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e mantém o desafio de conseguir ligar todo o sistema – “Já não é só uma promessa, é real. Portugal está a ser pioneiro com este projeto e isso enche-nos de orgulho”, afirma o governante. 

Henrique Martins, presidente do Conselho de Administração da SPMS

Um dos grandes desafios para o futuro da plataforma, nomeadamente o da sua face mais visível para o público, o Portal do Utente (a PDS integra quatro portais: Portal do Utente, Portal do Profissional, Portal Internacional e Portal Institucional), será o de conseguir a adesão dos utentes, para que beneficiem das suas vantagens (marcação de consultas online, pedido de renovação de medicação crónica, pedido de isenção de taxas moderadoras, etc.).

Henrique Martins, presidente do Conselho de Administração da SPMS, reconhece que o PU, atualmente com 843 mil utentes registados, está ainda longe dos objetivos estabelecidos, mas “é um projeto em desenvolvimento”, que necessita da participação de vários atores para conseguir a expansão desejada. “Precisamos de congregar esforços fora do SNS”, sublinha Henrique Martins, para conseguir ultrapassar a barreira da infoexclusão e da interioridade que se verifica junto ainda em grande parte da população, sobretudo nos idosos. 

Equipa da SPMS responsável pelo desenvolvimento da PDS

O presidente da administração da SPMS pretende agora alargar a divulgação do Portal às autarquias e à sociedade civil. O exemplo de Arruda dos Vinhos foi revelado, durante a sessão, pela vice-presidente da câmara local, Rute Miriam.

No início do ano, Arruda dos Vinhos tinha 2669 inscritos no Portal do Utente. Em maio, a autarquia enviou informação sobre o Portal a todos os munícipes, e em resultado conseguiu um aumento de 4,7% do número de inscritos no PU. Um sucesso que a SPMS gostaria de ver repetido em todo o país.  

No final apagaram-se as velas pelo segundo aniversário da PDS
Temas

2º banner aniversário PDS

Plataforma de Dados da Saúde apresentada na Madeira

19 Janeiro, 2017

A Plataforma de Dados da Saúde (PDS), sistema de partilha na área da saúde, desenvolvida pela Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), foi apresentada na Madeira, no dia 18 de janeiro.

PDS-Madeira
Voltar
Voltar para o topo.