SINAVE no simulacro do caso ébola

3 Novembro, 2014

O SINAVE (Sistema Nacional de Apoio à Vigilância) acompanhou, no último fim-de-semana, a simulação do caso ébola. Os hospitais de referência para esta doença, Hospital Curry Cabral e Hospital São João, conseguiram ter acesso à notificação no SINAVE através do programa SClínico. O SINAVE está disponível, em todo o país (exceção do arquipélago da Madeira), desde 1 de junho. Até à data já foram efetuadas 2914 notificações e 2365 destas já foram tratadas pelas autoridades de saúde respetivas.

Este sistema aplicacional destina-se à desmaterialização do processo de notificação de doenças de declaração obrigatória, incluindo as resistentes aos antimicrobianos, e interagir automaticamente com os sistemas de vigilância das infeções relacionadas com os cuidados de saúde. O SINAVE disponibiliza aos médicos um formulário eletrónico para registo das notificações e envia informação e alertas aos delegados de saúde locais e regionais. Disponibiliza também informação de vigilância e estatística à Direção-Geral da Saúde (DGS).

O sistema tem integração com o Sistema Europeu de Vigilância Epidemiológica (TESSY), da responsabilidade do ECDC (European Centre for Disease Prevention and Control).

SINAVE

SINAVElab – Notificação obrigatória para laboratórios

10 Janeiro, 2017

Desde 1 de janeiro que passou a ser obrigatória a notificação laboratorial dos casos de doenças transmissíveis de declaração obrigatória através do SINAVElab, a versão para laboratórios do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE).

Banner_SPMS_SINAVELAB

Notificações de doenças 100% eletrónicas

5 Março, 2015

SINAVE – Sistema nacional de vigilância epidemiológica de doenças de declaração obrigatória, tornou-se obrigatório, a partir de 1 de Janeiro de 2015. A desmaterialização da notificação passou a ser total para todos os médicos, quer do público, quer do privado. Foi lançado em 2014 pela DGS, com o apoio da SPMS, EPE.

SINAVE