Notícias

“Receita sem papel” começa em Setúbal

3 Fevereiro, 2015

O processo de desmaterialização das receitas nas farmácias está, desde final de janeiro, a funcionar em Setúbal e foi testemunhado, esta segunda-feira (dia 2 de fevereiro), pelo Sr. Ministro da Saúde. No local, Dr. Paulo Macedo destacou as vantagens do processo, realçando a comodidade para o utente e  a segurança para os profissionais.

A “Receita sem Papel” vai ser implementada em todo o país até ao verão. Na primeira fase, a decorrer até ao final de fevereiro, estará a funcionar em quatro regiões: Setúbal, Beja, Viana do Castelo e Leiria. O entendimento entre o Ministério da Saúde e as associações de farmácias (ANF – Associação Nacional de Farmácias e a AFP – Associação de Farmácias de Portugal),  permite a implementação da “Receita sem Papel”. completando o ciclo de centralização de dados e de desmaterialização já iniciado com a prescrição eletrónica de medicamentos (PEM) e dispositivos médicos desenvolvida pela SPMS. Este novo modelo permite que os utentes aviem uma receita, ao balcão da farmácia, apenas com o Cartão de Cidadão (CC).

Para os casos dos utentes que não possuam o CC, será possível levar o medicamento prescrito com um pin (código) fornecido pelo médico. A desmaterialização da receita representa diversas vantagens para o sistema de saúde, como  maior comodidade para o utente e menor risco de fraude. Com a dispensa eletrónica, as farmácias passam a ter maior controlo sobre a validade das receitas e, através do sistema central, verificam, em tempo real, possíveis imprecisões da receita.

A SPMS realizou, em 2013, os testes de funcionamento do sistema em farmácias da Figueira da Foz e de Setúbal. No último ano foram melhoradas as infraestruturas da saúde, por forma a assegurar a implementação do processo em todo o país.

Temas

dr. paulo macedo em farmacia

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

SPMS apresenta projetos em evento da OMS

25 Agosto, 2023

A SPMS leva cinco dos seus projetos mais emblemáticos ao simpósio sobre o futuro dos sistemas de saúde na era digital, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) promove, entre 5 e 6 de setembro, no Porto. O evento visa reunir decisores europeus na área da saúde e da tecnologia aplicada à saúde.

Notícias_OMS Porto_20230905-06_SITE SPMS 1

Mais de 207 milhões de Receitas Sem Papel emitidas em 10 anos de PEM

8 Abril, 2023

Disponibilizada pela SPMS ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), a PEM já permitiu emitir cerca de 360 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 207 milhões foram Receitas sem Papel (desmaterializadas) e prescritas mais de 1.2 mil milhões de embalagens referentes às receitas desmaterializadas.

Voltar
Voltar para o topo.