“Potenciar o Registo Eletrónico de Saúde como veículo de otimização da prestação de cuidados de saúde” é a aposta da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E.P.E. no plano de atividades da empresa para 2012. A SPMS integra a Comissão para a Informatização Clínica (CIC) criada recentemente pelo Governo e dará apoio técnico para o acesso à nova Plataforma de Dados de Saúde que entrará em funcionamento pleno no final deste mês.
No Plano Estratégico para este ano, a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E.P.E. terá ainda a missão de “normalizar a arquitetura de referência que garanta a interoperabilidade, reduza as redundâncias, reutiliza as melhores práticas e conduza a uma redução efetiva dos custos” dos sistemas informáticos das entidades integradas na rede pública de saúde, além de ficar responsável pela gestão, análise e divulgação da informação recolhida.
O Plano Estratégico da SPMS para 2011-2013, aprovado em meados de Dezembro, sublinha a necessidade da empresa continuar a contribuir para a racionalização dos recursos (compras de medicamentos/artigos para cuidados de saúde e recursos humanos) para um efetivo controlo da despesa no SNS (Serviço Nacional de Saúde). No documento, a SPMS reforça a ideia de que irá contribuir para “uma melhoria de informação e do conhecimento do sistema de saúde e melhoria da transparência da informação em saúde”.