A SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E.P.E. é, desde de meados de Novembro de 2011, responsável pela implementação e gestão dos sistemas integrados de informação no sector da saúde.
A nova competência, detida anteriormente pela Administração Central de Sistemas de Saúde, I. P., foi atribuída pelo actual executivo através do Decreto-Lei nº 108/2011 de 17 de Novembro – “A SPMS (…) passa a ser a entidade responsável pelo desenvolvimento, manutenção e operação de vários sistemas integrados de informação na área do sector da saúde”.
Na prática, caberá à SPMS, E.P.E. negociar, adquirir e implementar a uniformização dos sistemas informáticos sobretudo para os hospitais, de forma a conseguir maior rentabilidade, eficácia e proveitos financeiros para o Estado e cumprindo o objectivo assumido no referido diploma – “(…) Constitui compromisso do Governo, para a legislatura, assegurar uma política de investimento em sistemas de informação, com vista à optimização dos processos de recolha de dados existentes de modo a produzir informação útil para a gestão e à melhoria das condições de acesso dos cidadãos ao sistema de saúde” (DL 108/2011).