Portugal obteve resultados positivos no Connectathon, evento anual de interoperabilidade em sistemas de informação para a saúde, que decorreu em Berna (Suíça) entre 21 e 25 de maio, organizado pelo IHE (Integrating the Healthcare Enterprise). O conector nacional que permitirá ligar a PDS – Plataforma de Dados da Saúde, conseguiu trocar informação (a partilha de informação não incluiu dados reais) com cinco países europeus presentes no evento, nomeadamente com a Turquia, Áustria, Estónia, Suíça e Itália.
O Connectathon realizou-se no âmbito do projeto europeu epSOS (Smart Open Services for European Patients) que tem como objetivo a concepção de uma plataforma de serviços que permita a viabilidade e interoperabilidade entre os registos de saúde electrónicos de diferentes países. Prevê-se que no futuro seja possível a qualquer cidadão que necessite de cuidados de saúde, e que se encontre fora do seu país, autorizar que o profissional que o está a tratar possa consultar a sua ficha clínica na região origem.
Portugal participa neste empreendimento com a PDS – Plataforma de Dados da Saúde, um projeto sob a responsabilidade da ACSS (Administração Central dos Sistemas de Saúde), como autoridade nacional, e da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE, responsável pela sua implementação. Prevê-se que a partilha de dados através da PDS, por intermédio do projeto epSOS, entre em fase piloto em janeiro de 2013.
A participação portuguesa no encontro da Suíça teve como objetivo atestar a capacidade da PDS em comunicar com outros países, como emissora ou receptora de informação, garantindo ao longo do percurso os diferentes standards e perfis de operabilidade, confidencialidade e auditoria, estipulados pelos diferentes organismos tais como o IHE. A plataforma portuguesa, ainda em desenvolvimento, será alvo de diversos testes e refinamento tecnológico durante 2012.
Este ano também serão realizadas diversas iniciativas e campanhas de informação e promoção sobre a PDS, com o objetivo de formar e informar os utentes e profissionais sobre os benefícios que a futura plataforma terá na melhoria de qualidade dos cuidados de saúde prestados Atualmente a projeto epSOS integra 47 beneficiários de 23 países europeus (e.g. ministérios da saúde, centros de competência e equipas de gestão de projeto).
Mais informação sobre o epSOS em www.epsos.eu;
Mais informação sobre IHE-Europe Connectathon 2012 em http://cat2012.org/;
Resultados dos testes