Notícias

Plataforma de Dados da Saúde consegue bons resultados em Berna

6 Junho, 2012

Portugal obteve resultados positivos no Connectathon, evento anual de interoperabilidade em sistemas de informação para a saúde, que decorreu em Berna (Suíça) entre 21 e 25 de maio, organizado pelo IHE (Integrating the Healthcare Enterprise). O conector nacional que permitirá ligar a PDS – Plataforma de Dados da Saúde, conseguiu trocar informação (a partilha de informação não incluiu dados reais) com cinco países europeus presentes no evento, nomeadamente com a Turquia, Áustria, Estónia, Suíça e Itália.

O Connectathon realizou-se no âmbito do projeto europeu epSOS (Smart Open Services for European Patients) que tem como objetivo a concepção de uma plataforma de serviços que permita a viabilidade e interoperabilidade entre os registos de saúde electrónicos de diferentes países. Prevê-se que no futuro seja possível a qualquer cidadão que necessite de cuidados de saúde, e que se encontre fora do seu país, autorizar que o profissional que o está a tratar possa consultar a sua ficha clínica na região origem.

Portugal participa neste empreendimento com a PDS – Plataforma de Dados da Saúde, um projeto sob a responsabilidade da ACSS (Administração Central dos Sistemas de Saúde), como autoridade nacional, e da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE, responsável pela sua implementação. Prevê-se que a partilha de dados através da PDS, por intermédio do projeto epSOS, entre em fase piloto em janeiro de 2013.

A participação portuguesa no encontro da Suíça teve como objetivo atestar a capacidade da PDS em comunicar com outros países, como emissora ou receptora de informação, garantindo ao longo do percurso os diferentes standards e perfis de operabilidade, confidencialidade e auditoria, estipulados pelos diferentes organismos tais como o IHE. A plataforma portuguesa, ainda em desenvolvimento, será alvo de diversos testes e refinamento tecnológico durante 2012.

Este ano também serão realizadas diversas iniciativas e campanhas de informação e promoção sobre a PDS, com o objetivo de formar e informar os utentes e profissionais sobre os benefícios que a futura plataforma terá na melhoria de qualidade dos cuidados de saúde prestados Atualmente a projeto epSOS integra 47 beneficiários de 23 países europeus (e.g. ministérios da saúde, centros de competência e equipas de gestão de projeto).

Mais informação sobre o epSOS em www.epsos.eu;
Mais informação sobre IHE-Europe Connectathon 2012 em http://cat2012.org/; 
Resultados dos testes

Temas

| |

SPMS na Suiça em encontro epSOS

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.