Notícias

Portal do Profissional estende-se até ao Alentejo

18 Julho, 2012

O Portal do Profissional começou a funcionar esta semana na ARS do Alentejo. O facto foi assinalado pelo Secretário de Estado da Saúde, Dr. Manuel Teixeira, presente esta quarta-feira (dia 18) numa sessão sobre telemedicina realizada em Évora. O portal irá ligar as duas Unidades Locais de Saúde do Norte e Baixo Alentejo, bem como os hospitais de Évora e do litoral alentejano e todas as unidades de cuidados de saúde primários.

O Portal do Profissional, que integra juntamente com o Portal do Utente a PDS – Plataforma de Dados da Saúde, está desde a primeira quinzena de julho apenas disponível para as unidades de saúde da ARS Norte. Cumprindo o plano estipulado, o acesso a esta nova ferramenta destinada aos profissionais do SNS está aos poucos a ser alargado às restantes administrações regionais de saúde.

O Portal do Profissional teve apresentação oficial a 6 de julho no Porto, numa sessão que contou com a presença do Ministro da Saúde. O serviço permite a consulta do histórico electrónico das instituições do SNS onde o utente tenha sido atendido, assim como o histórico do seu receituário, tratamentos realizados em viaturas do INEM e a dados sobre a sua saúde oral. Inicialmente o portal esteve apenas disponível na ARS Norte e durante os primeiros 10 dias de funcionamento contabilizou acessos entre mais de 150 instituições distintas. Esses acessos foram realizados na sua grande maioria por médicos em ambiente de consulta, internamento e urgência.

O Portal do Profissional permite ainda que os médicos, enfermeiros possam consultar a informação introduzida pelo próprio utente no Portal do Utente, como por exemplo os seus contactos em caso de emergência. O Portal do Profissional, que integra juntamente com o Portal do Utente a PDS – Plataforma de Dados da Saúde, está desde a primeira quinzena de julho apenas disponível para as unidades de saúde da ARS Norte. Cumprindo o plano estipulado, o acesso a esta nova ferramenta destinada aos profissionais do SNS está aos poucos a ser alargado às restantes administrações regionais de saúde.

O Portal do Profissional é a segunda ferramenta a ser disponibilizada nos últimos dois meses no âmbito da PDS – Plataforma dos Dados da Saúde, um sistema central de partilha de informação clínica desenvolvida pela Comissão para a Informatização Clínica (CIC) e pela SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

O Portal do Utente, o primeiro serviço disponibilizado a 31 de maio, dirigido aos cidadãos, permite que os utilizadores registem online os seus dados, contactos e hábitos, tendo o utente a possibilidade de gerir o acesso pelos profissionais de saúde à sua informação através da Plataforma. O Portal do Utente está acessível em https://servicos.min-saude.pt/utente/portal. O portal dá também acesso aos serviços de eAgenda, para marcação de consultas online e pedidos de receituário crónico, e ao eSIGIC destinado à confirmação de cirurgias.

Temas

|

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.