O portal destinado ao beneficiário do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Portal do Utente, está agora mais amigo do utilizador, com nova imagem e arranjo gráfico que permite intuir melhor a sua utilização.
O portal também apresenta novas funcionalidades destinadas ao público em geral, como o Dicionário do Utente, que define em linguagem popular os termos técnicos usados em situações clínicas, doenças, exames, tratamentos ou outros temas ligados à saúde e ao bem-estar. Esta função foi desenvolvida com a colaboração dos estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
O portal, integrado no projeto da PDS – Plataforma de Dados da Saúde, apresenta-se com duas áreas de acesso:
- Serviços informativos, para o público em geral;
- Serviços eletrónicos, disponíveis através da área “A minha saúde”, com acesso autenticado através de Cartão de Cidadão e Código PIN ou número de utente do SNS e senha.
A área “A minha saúde”, que na versão anterior era denominada de “As minhas notas” permite ao utente desempenhar um papel ativo na monitorização dos seus dados, já que possibilita a introdução de diferente informação útil para que o atendimento no SNS seja mais eficaz. Através desta área o utente pode:
- Registar os seus contatos de emergência (opção “Os meus dados”);
- Inserir informação sobre hábitos, medicação, alergias e doenças (opção “Os meus registos”);
- Registar as medições de peso, altura, glicemia, tensão arterial, colesterol, triglicéridos, saturação do oxigénio e de tempo de coagulação do sangue (opção “As minhas medições”);
- Fazer o carregamento de documentos de saúde, como análises clínicas ou relatórios médicos (opção “Documentos”).
O Portal do Utente continua a permitir a partilha de dados de saúde com os profissionais do SNS, mediante autorização prévia do utente. A partir do momento da autorização, o médico ou enfermeiro de um serviço do SNS pode consultar os seus dados de saúde, sem os poder modificar ou eliminar, conseguindo chegar com maior eficácia e rapidez a um diagnóstico/terapêutica. O utilizador poderá controlar os acessos aos seus dados, através da consulta do histórico de acessos que encontra na opção “Os meus dados”.
O Portal do Utente mantém a possibilidade de contacto com o centro de saúde onde o utilizador está inscrito, o agendamento de consultas (eAgenda), pedido de prescrição de medicação crónica ou a consulta do tempo de espera para uma intervenção cirúrgica.
Disponível online desde de 31 de maio de 2012, o Portal do Utente já acolhe perto de 750 mil utentes registados, sendo a área da ARS de Lisboa e Vale do Tejo a mais representativa com 308 mil utilizadores.